sábado, 9 de fevereiro de 2013

Como envenenar crianças

Frei Beto é de uma lucidez extraordinária. Confira aqui o que ele fala sobre a alimentação das nossas crianças.

Recomendo a todos os pais que assistam ao filme "Muito além do peso". 

Gravem o filme, disponível para download no site acima, e dê de presente para quem você achar que esteja precisando, que o filme fará a diferença, especialmente para os diretores da escola de seus filhos.

Ah se todas as escolas trabalhassem esse filme....

Boas reflexões!!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Salve os Captchas

Recebi pelo site dicas-l um excelente texto, traduzido de uma palestra do TED.

Vale muito a pena a ler. É grande, mas você não vai perder tempo...pelo contrário.

Na verdade, eu recomendaria assistir a palestra (coloque legenda em português), e depois confira o texto. Eu gosto muito das palestras do TED.

Sabe aquelas letrinhas chatas, que te obrigam a preencher em vários sites, para você provar que não é um robô? Elas tem uma outra razão de ser...chamam-se Captchas. E descubra do que a inteligência é capaz de fazer.



Agora sou capaz de preencher essas letrinhas chatas sem reclamar...vá lá descobrir o motivo.

E tem uma dica final para estudo de idiomas muito legal! Ms Harkins que se cuide com as traduções rs.


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ao sambista mais novo

É musical desde quando estava na barriga da mamãe. Se acalmava ao ouvir-me tocando o violão.

Tem ritmo e excelente memória.

Aos cinco anos, compõe sua primeira música.

"Já era época do Natal
 Enfrento as nuvens e o coração
 A primavera se aproxima do verão

 Os brotos de flores vão se abrindo
 O calor vai refletindo"

No dia das crianças, pede um cavaquinho de presente, e tinha que ser 'cavaquinho de verdade'.


Como diria Alcione:

"Antes de me despedir,
 Deixo ao sambista mais novo
 O meu pedido final:
 Não deixe o samba morrer..."

Pequena homenagem às grandes mulheres do samba: Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Bete Carvalho, Teresa Cristina, Roberta Sá...dentre tantas outras. Quem sabe no futuro Júlia não figure nessa lista de bambas?

Saravá!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Rabanada de Tia Rachel

É tradição. O ritual se repete há alguns anos. Todo 24 de dezembro (Consoada em Portugal), por volta das 14h, recebo o telefonema de Tia Rachel avisando: vou começar a fritá-las, pode vir.

E eu paro o que estou fazendo na hora, e sigo para sua casa, para saborear as rabanadas quentes, pois é assim que gosto de comê-las. E junto comigo, aparecem outros fregueses para ajudar na preparação e para comer também. Ao apreciar a iguaria, sempre me lembro da frase de minha avó, quando se preparava para  chupar manga ou abil: "Se é para sujar a boca, não vale a pena ser com menos de 10".

Aproveitei para anotar o segredo e o passo a passo da melhor rabanada do universo. Vamos lá:

- O pão: melhor que seja dormido. Não precisa ser pão específico de rabanada. E o corte, na largura de um dedo, não muito grosso nem muito fino.


Separar uma vasilha com leite, e outra com ovos, e bater os ovos, com clara e gema.


Em seguida, mergulhar cada lado do pão, primeiro no leite, deixando escorrer o excesso, e depois nos ovos, também retirando o excesso, e reservar o pão para fritar em seguida.




Tem receitas que misturam o  leite e os ovos num único recepiente. Mas o segredo é colocar em potes diferentes, pois a passada no leite deixa o pão cremoso por dentro, e a passada no ovo deixa o lado de fora do pão crocante.

Em seguida, frite as rabanadas em óleo bem quente, deixando-as secar em papel toalha quando estiverem no ponto.

 

Depois de secas, é só passá-las num tabuleiro com açúcar e canela, e ir para o abraço.



Você sabe um outro nome para essa iguaria?? Pois é, perguntei lá em Tia Rachel, e ninguém sabia. Pois tinha lido o Felipe de Souto dizer no comentário do post que fiz sobre Casa de Vó, a respeito da tragédia familiar que foi comer a "Fatia Dourada" feita por sua avó. Pesquisando na época o que seria fatia dourada, fui levado às rabanadas, que também são chamadas de fatia-de-parida.

E por esse comentário super cultural, revelando a fatia dourada, Felipe, galo cinza de Portugal, vai levar de presente um livro que adorei, para descobrir as delícias dos doces típicos portugueses, numa história bem bolada escrita por Jô Soares (AS ESGANADAS).



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Primeiro de muitos

Salve 2013!

Criei este blog no primeiro dia de 2012, moleza pra decorar seu aniversário.

 E ele me trouxe muitas felicidades, amigos, e ótimas reflexões nesse primeiro de muitos anos de vida.

Dos trinta e seis textos publicados, o mais acessado foi o simplicidade em 3x4. E desse post mais acessado, o comentário campeão no meu entendimento foi o do Claudio (ex-gordo) Dundes. Por isso ele leva uma prenda do Empório. E assim fica criado esse rito de passagem de ano e aniversário do Empório. O  comentário mais à Dom, no post mais acessado no ano que passou, leva um livro.

E como gosto mesmo é de por os livros pra rodar, não se preocupem, que tem pra todo mundo. Uma hora ele chega pra você também, cliente assíduo da bodega. Não precisa ser só um por ano no post mais acessado não... por exemplo, no próximo post, terá outra prenda. Pois foi um comentário de grande valor cultural para mim, aguardem...

Temos muito para falar nesse ano que se inicia. Apareça sempre por aqui, e deixe seu recado, pois eu costumo responder a todos que deixam um endereço para contato.

Muito obrigado meus amigos, por engrandecerem esse espaço com suas vivências e visões, colocando vida e completando o que penso e escrevo.

Um ótimo ano para todos nós!!


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

12.12.12

Que data hoje hein!

Quase um revival do IO-IO-IO da Sereia.

E o que você estará fazendo às 12h12min12s de hoje??

Aquele que passar por aqui e deixar um comentário mais próximo desse click (homenagem a Susi Saito) de tempo (tá certo, te dou uma tolerância de um minuto para mais ou para menos), você levará um livro de presente. 

Valendo!!!

(Vale a hora registrada no comentário, que é a hora onde está hospedado o blogspot, e que poderá não ser o mesmo horário do Brasil...comente antes para fazer o teste).




domingo, 9 de dezembro de 2012

Baile I - A volta de Almir

A ideia é muito simples, e genial. A inspiração veio daqui.

Reunir casais amigos para partilharem um jantar, onde o casal anfitrião é responsável por "dar a casa" e  pelo prato principal, e os outros 2 ou 3 casais convidados são responsáveis pela entrada, bebidas e sobremesa. No mês seguinte, um dos casais que foi convidado vira anfitrião, e assim sucessivamente até o ciclo se completar e começar tudo de novo.

Há tempos atrás, antes da chegada dos filhos, quando nos reuníamos na casa de algum casal amigo, chamávamos de "Baile" esse encontro. Óbvio que não era para jantar... e esse nome baile, me lembra "The Fevers", o rei dos bailes. Também me lembro de "a volta de Almir", pois todo show dos Fevers tinha essa frase como um chamariz, e eu pensava com meus botões: esse Almir deve fazer muita merda, pois está sempre saindo e voltando para o conjunto...baseado na volta de Almir, ressuscitamos os antigos bailes, estreiando como anfitriões.

A entrada foi sexualmente estimulante...torradas com pastinhas diversas, amendoim e ovos de codorna. Já com algumas taças de vinho na ideia, tivemos uma aula engraçadíssima sobre degustação de vinhos, com a sommelier Kamila, que trouxe suas experiências em degustações por Buenos Aires...por isso, vinhos argentinos da região de Mendoza foram os apreciados na noite. Nosso objetivo é achar o mais honesto dos vinhos, e por honesto entenda o que você paga menos de 30 pratas e acha que está bebendo um romanée conti.

O prato principal, a cargo de Verônica, foi um Quasi-Faisão. A coisa mais engraçada nos menus de restaurantes são os nomes dos pratos. Sempre você pergunta ao garçom, o que é esse prato? Quasi-Faisão é o famoso "Frango metido a besta", receita abaixo, acompanhado de arroz e batata palha. Fez sucesso o garoto, e é de uma simplicidade inacreditável.

Para fechar a noite, pudim de leite ninho (by Kamila), e sorvete de creme (by Siana Kibon).

Outro momento digno de nota foi patrocinado pelo grooveshark. Excelente site, que toca a música que você quer. É só fazer sua seleção e mandar ver, a trilha sonora da noite foi com o grooveshark...e para o ambiente ficar com a cara de todos, cada um sugeria sua música, e retiramos das cinzas Benito di Paula e Agepê! 

Seguem as receitas da noite:


Quasi-Faisão (receita de Verônica)

Ingredientes:

Filé de frango
Maçãs
Requeijão

Observe que não existe quantidades nos ingredientes, Verônica é assim mesmo, vão se acostumando, é tudo no olho. Prepare num marinado do tamanho de sua preferência. Tempere o filé de frango como desejar (foi usado vinho branco no tempero), e forre o marinado com os pedaços de filé.

Retire as cascas da maça e as corte em rodelas, e depois corte as rodelas ao meio, e cubra os pedaços de filé com algumas dessas "meia-lua" de maçã;

Cubra os dois ingredientes anteriores com requeijão (chuto uns 3 copos de requeijão por marinado) e leve ao forno até dourar.



Pudim de leite Ninho (receita da Kamila)
3 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de leite Ninho
2 xícaras de chá de água
4 ovos
1 colher de sopa de maisena
Calda
1 xícara de açúcar com um pouquinho de água
Preparo:
Para a calda, derreta o açúcar em fogo baixo sem mexer até formar um caramelo dourado.
Espalhe  em uma forma de buraco no meio de 24 cm aproximadamente e reserve.
Bata todos os ingredientes acima em um liquidificador por 3 minutos e despeje na forma já com a calda caramelizada, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por 2 horas, desenforme e sirva em seguida.



Até o próximo baile!!