quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
A cor da faixa
Daniel: Ei, Qual a cor de sua faixa?
Miyagi: Eu uso um cinto de couro marrom; Você gosta?
Daniel: [risos] Não, quero dizer...
Miyagi: Em Okinawa, faixa é para segurar as calças.
Miyagi: [da risada, depois fica sério] Daniel-san,
Miyagi: [aponta pra cabeça] Karate é aqui.
Miyagi: [aponta pro coração] Karate é aqui.
Miyagi: [aponta pra sua faixa] Karate nunca é aqui. Entende?
* * *
Isso pode ser aplicado em muita coisa...
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
DL2015 Janeiro - A Sombra do Vento
O Desafio de janeiro era ler um livro que estivesse pegando poeira na estante.
Pela descrição da atividade do mês: "Sabe aquele livro que está há tempos na estante e você ainda não leu? Chegou a hora! Início de ano serve pra isso também! Muito provável vai se arrepender por não ter lido ele antes."
Escolhi "A sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón. Ganhei esse livro no amigo oculto da família, há mais de 10 anos!
E a história começa como essa escolha que fiz... fui levado naturalmente para esse livro
Um pai, livreiro na cidade de Barcelona, leva seu filho (ao completar 10 anos de idade) para conhecer um lugar secreto, que poucos tem acesso: o cemitério de livros esquecidos. Ali, como recompensa pela primeira visita ao local, ele poderia escolher qualquer livro de presente.
O menino escolhe um chamado "A sombra do Vento", de um autor desconhecido. Lê em uma noite, e se encanta pela escrita do autor. Ao buscar outros livros do mesmo autor para ler, se dá conta que todos os outros livros foram queimados. Ai ele começa a investigar os motivos. As cenas são descritas com maestria, você se sente na cinzenta e fria Barcelona. E ele amarra muito bem todos os personagens. É aquele tipo investigativo que não dá vontade de parar de ler.
Zafón é um craque. De fato, perdi tempo só lendo agora, após 10 anos de poeira. A obra demonstra o poder de um livro.
"A sombra do vento" faz parte de uma trilogia, que ainda contém "O jogo do anjo" e "O prisioneiro do céu".
Para quem nunca leu nada de Zafón, é um prato cheio começar por "A sombra do vento".
Divirta-se!
Pela descrição da atividade do mês: "Sabe aquele livro que está há tempos na estante e você ainda não leu? Chegou a hora! Início de ano serve pra isso também! Muito provável vai se arrepender por não ter lido ele antes."
Escolhi "A sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón. Ganhei esse livro no amigo oculto da família, há mais de 10 anos!
E a história começa como essa escolha que fiz... fui levado naturalmente para esse livro
Um pai, livreiro na cidade de Barcelona, leva seu filho (ao completar 10 anos de idade) para conhecer um lugar secreto, que poucos tem acesso: o cemitério de livros esquecidos. Ali, como recompensa pela primeira visita ao local, ele poderia escolher qualquer livro de presente.
O menino escolhe um chamado "A sombra do Vento", de um autor desconhecido. Lê em uma noite, e se encanta pela escrita do autor. Ao buscar outros livros do mesmo autor para ler, se dá conta que todos os outros livros foram queimados. Ai ele começa a investigar os motivos. As cenas são descritas com maestria, você se sente na cinzenta e fria Barcelona. E ele amarra muito bem todos os personagens. É aquele tipo investigativo que não dá vontade de parar de ler.
Zafón é um craque. De fato, perdi tempo só lendo agora, após 10 anos de poeira. A obra demonstra o poder de um livro.
"A sombra do vento" faz parte de uma trilogia, que ainda contém "O jogo do anjo" e "O prisioneiro do céu".
Para quem nunca leu nada de Zafón, é um prato cheio começar por "A sombra do vento".
Divirta-se!
sábado, 17 de janeiro de 2015
O mistério do café da tarde
É o assunto do momento em todas as rodas de conversas na cidade de Rio Bonito, interior do RJ.
O fato é verídico, e vem se repetindo desde a véspera de Natal.
Diziam os cronistas locais, antes de descobrirem a razão do problema, que a rebelião poderia estar relacionada com a preferência pelo pão de rabanada por essa época.
A verdade é que, desde o dia 24 de dezembro, não se encontra pão nas padarias para o café da tarde.
Quem quiser saborear aquele pão quentinho, com manteiga derretendo, no lanche da tarde, deve comprar o pão pela manhã, guardar, e comer pão velho.
Os fregueses correm todas as padarias da cidade em busca de um pão fresco, e não encontram em nenhuma delas o produto após às 12h.
A população pensou se tratar de greve geral dos padeiros no período da tarde. Mas eles estavam sempre a postos, com a mesma cara de paisagem, sem ter coragem para revelar o que estaria acontecendo.
A polícia foi chamada para investigar, e observou o curioso fenômeno que só acontecia no período da tarde.
Todo o processo de fabricação acontecia normalmente. Os pães eram feitos, postos no forno, e quando estavam assados, se negavam a sair do forno.
O choque térmico que experimentavam quando o padeiro abria a porta do forno era demais para os pães. Dentro do forno estava mais fresco. De modo que os pães se negavam a sair e virar torrada imediatamente.
A polícia concluiu o inquérito, afirmando que tudo voltará ao normal quando a onda de calor terminar. Enquanto isso, só pão velho no café da tarde.
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Zé Pereira Personnalité
E não é que no "clima de montanha" que paira sob Rio Bonito, até o Zé Pereira se tornou Personnalité.
E ainda dizem que Malandro é o gato.
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Desafio Literário 2015
Existem alguns sites com propostas interessantes de desafio literário.
Resolvi adaptar uns temas desses sites, e lancei um desafio
literário para 2015.
Para alguns, ler 12 livros em um ano é impossível!! Para outros, é trivial.
Desafie-se! E uma coisa é certa...vai ser bem divertido!
Só não vale acumular leitura do mês anterior, nem antecipar a
leitura do mês seguinte. Tem que dar conta da leitura no mês corrente.
Se ler mais de um livro no mês, escolha algum outro fora da lista
original.
Seguem os temas que escolhi para 2015.
Janeiro: Poeira na Estante
Sabe
aquele livro que está há tempos na estante e você ainda não leu? Chegou
a hora! Início de ano serve pra isso também! Muito provável vai se
arrepender por não ter lido ele antes.
Fevereiro: Superação
Histórias de superação nos erguem e dão forças.
Março: Filme ou livro?
Pegue
um livro que teve adaptação para o cinema. De preferência que você
ainda não tenha visto o filme. Assista ao filme na sequência, para
confrontar sua percepção com a do Diretor.
Abril: Autor favorito
Leia uma obra que ainda não conheça de um dos seus autores favoritos.
Maio: Autor inédito
Agora pegue um que você não conheça, que nunca tenha lido nada dele.
Junho: Autor Português
Escolha um d'Além-mar pra ler.
Julho: Biografia
Conhecer um pouco mais da vida de alguém pode ser bem legal.
Agosto: Animais
Um título que contenha algum animal, ou cujo protagonista seja um animal.
Setembro: Rir é o melhor remédio
Gargalhe!!!
Faz bem! Aquele que você terá problemas de ler em público, pois sabe que
sua gargalhada vai lhe fazer passar vergonha.
Outubro: Infanto Juvenil
Mês das crianças. Há quem diga que os livros infantos não são para gente grande...
Novembro: Cult
Hora de um clássico. Seja Nacional ou Internacional.
Dezembro: O da moda
Aquele que todos estão lendo e comentando.
Se desejar publicar o link de sua resenha do livro lido no mês aqui (teremos um post por mês), sinta-se em casa.
Não sugeri livros por temas, pois é uma coisa muito pessoal. Mas se precisar de ajuda, é só pedir.
Bom Desafio!
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Albert Anker ao vivo
Estava a procura de uma imagem para ilustrar uma palestra, quando me deparei com a pintura abaixo:
Não conhecia o artista que a pintou: Albert Anker.
Suas telas são de uma realidade impressionante. Parecem vivas. Confira outras pinturas dele aqui.
Assim que vi essa tela, um clique se fez em minha mente. E sempre que isso acontece, anoto em algum lugar para não esquecer. Lembrei de uma oficina de leitura que participei certa vez... pegue a ideia que te baseou o pensamento inspirador e anote em algum lugar, depois escreva algo sobre isso, sempre!
Se quiser fazer um exercício, anote as ideias ou sentimentos que a figura acima lhe trouxe, e escreva algo depois. Olha o que ela me inspirou...
* * *
Se quiser fazer um exercício, anote as ideias ou sentimentos que a figura acima lhe trouxe, e escreva algo depois. Olha o que ela me inspirou...
* * *
Mensagem do moço ao velho
Chegou a hora de retribuir. Ele que me contava tantas histórias, me fazia rir, e também chorar.
Que tanto me ensinou...
Não tinha estudo, mas era um sábio. Ele, com sua experiência de vida, com seu amor, me disse certa vez que existe uma sutil diferença entre cultura e sabedoria. A primeira vinha de fora para dentro, a outra, de dentro para fora.
Com atenção, dedicação, e muito carinho, me ensinou pacientemente o seu ofício.
Agora, todos os dias, pontualmente às 17h, deixo a carpintaria e vou lhe servir o chá, e contar uma história que lhe faça sorrir.
Sei que não está mais lúcido, que não compreende nada que estou a dizer... mas enquanto houver vida, há esperança.
E enquanto ele não virar saudade, e a morte bater-lhe a porta, terá o meu cuidado, a minha presença.
Foi a forma que encontrei dele não me esquecer, e de alguma forma lhe retribuir tudo o que sei.
Obrigado vovô.
Chegou a hora de retribuir. Ele que me contava tantas histórias, me fazia rir, e também chorar.
Que tanto me ensinou...
Não tinha estudo, mas era um sábio. Ele, com sua experiência de vida, com seu amor, me disse certa vez que existe uma sutil diferença entre cultura e sabedoria. A primeira vinha de fora para dentro, a outra, de dentro para fora.
Com atenção, dedicação, e muito carinho, me ensinou pacientemente o seu ofício.
Agora, todos os dias, pontualmente às 17h, deixo a carpintaria e vou lhe servir o chá, e contar uma história que lhe faça sorrir.
Sei que não está mais lúcido, que não compreende nada que estou a dizer... mas enquanto houver vida, há esperança.
E enquanto ele não virar saudade, e a morte bater-lhe a porta, terá o meu cuidado, a minha presença.
Foi a forma que encontrei dele não me esquecer, e de alguma forma lhe retribuir tudo o que sei.
Obrigado vovô.
* * *
Eis o motivo do clique.
A pintura dele me remeteu ao Albert Anker que tenho ao vivo.
![]() |
| Laura lendo para bisa Maria |
Assinar:
Postagens (Atom)





