segunda-feira, 11 de maio de 2015

3 letrinhas

Três letrinhas apenas: Mãe

Mas seu conteúdo é gigante!

Assim como grande são outras três letrinhas: Mil

Imagine quando se junta essas duas palavras de 3 letrinhas... confira abaixo.



* * *

O filme sempre volta. Passamos também por essa experiência de UTI neonatal. E mãos abençoadas, tal qual a da Maria Inês, cuidou com amor de nossa filha.

A todas as mães, pelo seu dia, nossa gratidão e admiração. Três em especial:

1) Àquela que até hoje cuida de mim, afinal, mãe é para sempre.
2) A que escolhi para ser a mãe de minhas filhas.
3) A todas "Maria Inês" espalhadas pelo mundo, mães anônimas, mães dos filhos dos outros, profissionais que se doam por amor.

Amores, parabéns pela missão de vocês!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

DL2015 Abril - À luz do Consolador

Yvonne Pereira é das minhas autoras favoritas.

Foi através de seus livros que pude aprofundar reflexões sobre a nossa verdadeira essência.

Sua história de vida, suas lutas e testemunhos, sua fidelidade ao ensinamentos do Cristo e aos postulados espíritas, são inspiração para todos que caminham entre dificuldades e problemas nos dias de hoje.

O livro dela que escolhi reler nesse mês foi "À luz do Consolador". Um apanhado de artigos publicados na revista "O Reformador" entre as decadas de 60 e 80, e que continuam muito atuais. Em sua maioria, ela responde a questionamentos de leitores sobre temas variados, usando um pseudônimo. Suas considerações são muito oportunas.

Os questionamentos denotam a ignorância e o preconceito sobre o Espiritismo por parte dos leitores, o que ela responde com muita classe e conhecimento de causa.

Yvonne Pereira deixou um grande legado com sua literatura. Especialmente com a publicação de "Memórias de um suicida", que apresenta os bastidores do mundo espiritual para aqueles que optaram por atentar contra a vida. Toda sua vida foi dedicada a este mister, uma vez que ela fora suicida por mais de uma vez em vidas passadas, conforme narrado em outros romances psicografados por ela.

Se ficou interessado, busque conhecer as obras desta notável Médium.


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Lucidez

Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá (Efésios 5:14)
O espírito encontra-se totalmente lúcido.

Mas os corpo não responde mais aos comandos.

Sentada numa cadeira de rodas, observa tudo a sua volta, atentamente.

Quem chega, quem sai, quem a ignora, quem demonstra carinho, quem fala gritando, quem fala baixinho.

Balança para frente e para trás, como um pêndulo. Seu desejo seria vencer as limitações físicas e levantar, sair andando como nos velhos tempos. Mas entende, resignada, o momento que passa.

Quando indagada sobre algo, demora a compreender, e responde com lucidez, monossilábica, olhando nos olhos.

Olhos que enxergam a alma, que penetram no seu íntimo, e que conhece das coisas do céu.

Páscoa... Renovação, libertação.

Prazer desfrutar de sua companhia e de seus ensinamentos em tantos momentos, e das lições finais, agora nesses dias em que a vela vai se apagando.

Obrigado por tantos ensinamentos, por me ter como um neto adotivo, sempre de braços abertos em sua família.

Admiro-a para a eternidade. Continue sendo nosso farol.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

A palavra esquecida

Para muitos seria apenas mais uma coincidência, para outros, acaso. Para mim, um exercício do olhar que repara, conforme diz Saramago no seu "Ensaio sobre a Cegueira".

Ontem pela manhã, recebi o texto abaixo:

No mundo, dependemos uns dos outros. Assim dispõe a Lei de Sociedade, uma das Leis Morais. Quis o Criador que os Seus filhos vivessem a fraternidade e a solidariedade, no rumo do progresso.

Por isso mesmo, é comum termos dívidas de gratidão. Em alguns momentos de nossa vida alguém nos ajuda e tudo que acontecer daí por diante, será graças a esse momento.

Lembramos de um jovem baiano, décimo terceiro filho de uma família modesta. Ele desejava estudar, planejava ir para uma Universidade, tornar-se psicólogo ou psiquiatra.

Em sua cidade interiorana, havia uma escola de datilografia, ele se matriculou, fez todo o curso, com dedicação.

Chegou a formatura. Era um ato social muito elegante, naqueles tempos recuados. Os homens compareciam de terno e gravata e as mulheres com longos vestidos. Um verdadeiro acontecimento social.

Todos os formandos eram fotografados para compor um grande quadro.

O jovem, em seus doze anos apenas, não tinha roupa adequada para ir à formatura, nem a família tinha recursos a dispor para isso.

Uma vizinha, conversando com a mãe do formando, lhe perguntou a razão da sua tristeza.

É que meu filho vai se formar em datilografia e não poderá comparecer à cerimônia.

Por que não?

Porque ele não tem terno, nem gravata.

A senhora, solícita, falou:

Eu posso solucionar este problema. Meu marido tem o mesmo corpo que o seu filho. Ele acaba de comprar um terno novo para uma festa na próxima semana. Empresto a roupa, seu filho vai receber o diploma. Quando voltar, a senhora me devolve.

Grande foi a felicidade quando a mãe mostrou o terno de linho ao jovenzinho. Ele o vestiu, foram feitos uns ajustes nas mangas do paletó, com alguns alfinetes.

Ele se olhou ao espelho, quase encantado. Jamais vestira uma roupa tão alinhada.

Foi para a cerimônia, exultante de felicidade.

No dia seguinte, sua mãe devolveu o terno.

Passados muitos anos, aquele rapaz ainda recordava, com gratidão, daquela senhora tão gentil, que fizera a sua felicidade juvenil.

Durante mais de setenta anos, tendo se transferido de cidade, ele lhe escreveu todos os meses, até a morte dela, muito idosa.
* * *

A gratidão é esse movimento de ternura, que se extravasa dos corações. Muito mais do que um simples reconhecimento dos benefícios recebidos, significa o expressar de um sentimento profundo.

Gratidão atravessa o tempo e o espaço. Poderão se multiplicar os anos, se alterar o quadro da existência, nos transferirmos para lugares distantes, sem que se altere esse sentimento.

E há tantos que nos merecem a gratidão: nossa mãe que nos permitiu renascer, que nos alimentou e cuidou, noites a fio; nosso pai que nos acompanhou os dias da infância e da juventude, orientando-nos; os professores que nos abriram as portas do conhecimento, e nos ilustraram o intelecto.

Também quem nos concedeu a possibilidade do primeiro emprego; quem nos encaminhou nos rumos da vida religiosa; quem nos ofereceu amizade, compreensão, compaixão.

Pensemos nisso e não nos esqueçamos de tributar gratidão constante a todos esses que floriram nossos caminhos e iluminaram nossas vidas.

Redação do Momento Espírita, com base em fato relatado por Divaldo Pereira Franco.
Em 31.3.2015

* * *

No final de semana, fizemos uma faxina e muitos livros foram separados para doação.

Ontem, recebo uma mensagem de uma usuária do skoob, solicitando um dos livros que tinha cadastrado nesse site há tempos. Curioso é que nunca havia usado esse site para trocar nada, nunca tive nenhum dos meus livros solicitado por ali.

Anita, a usuária que havia recém descoberto o site skoob naquele dia, solicitou um dos livros que separei para doação. Liguei para casa para saber se o livro ainda estava por lá, e na resposta afirmativa, respondi à Anita que o livro era dela.

Na troca de mensagens que tivemos, nas quatro mensagens que ela me enviou, usou a palavra GRATIDÃO em três respostas.

* * *

Eis a palavra esquecida! Precisamos trazê-la de volta para nossos dias.

O Desafio Literário nesse mês sugere buscar um autor favorito. Inspirado nas mensagens da Anita, e na mensagem que narra uma história de Divaldo Franco, vou pegar um livro de Joanna de Ângelis, que é guia espiritual do Divaldo, e que tem um livro chamado "Psicologia da Gratidão", para ler nesse mês.

Sem coincidência, ou acaso...basta ver o que o mundo quer te mostrar.

Exercitemos a gratidão.

segunda-feira, 30 de março de 2015

DL2015 Março - O Castelo animado

A proposta do Desafio para março era "Filme ou livro?".

O mês foi proveitoso, e consegui ler 3 livros.

O Castelo Animado
 



Este foi o caminho inverso. Vi o filme muito antes de ler o livro.

Curioso que o livro é de origem inglesa, e ganhou grande notoriedade após virar animação.


O desenho é um clássico da animação japonesa, tendo recebido inclusive indicações ao Oscar em 2006, porém, pouquíssimo conhecido por aqui. Leia essa ótima resenha.

Assiti-o logo após conhecer um outro clássico nipônico, a viagem de Chihiro, isso lá se vai um bom tempo. Mas as boas histórias marcam, a gente não esquece.

E não é que o livro chegou em minhas mãos justamente no mês em que o desafio era sobre filmes e livros?

Foi legal pois fiquei conhecendo personagens e acontecimentos que o filme não mostrou, e com isso dá até para entender melhor a  animação.

A adaptação para as telas foi muito feliz, apesar de algumas modificações que em nada alteram a mensagem do livro. E pensar que a  animação foi feita na mão! Miyazaki é genial.

Detalhe que minhas filhas adoraram o desenho!

Resenha original:
'O Castelo Animado' conta a história de Sophie, uma jovem de 18 anos, amaldiçoada por uma bruxa que a transforma em uma velha de 90 anos. Para se livrar da maldição, ela foge e emprega-se no Castelo de Howl. Essa 'velha senhora', dinâmica e misteriosa, dá nova vida à antiga habitação onde vivem Marko, um jovem aprendiz, e Calcifer, o demônio do fogo, responsável pela 'vida' do castelo.  Além de ficar condenada ao corpo de uma senhora, o feitiço impede que Sophie revele que está sob uma maldição. Ainda assim, ela e Calcifer, também amaldiçoado, fazem um pacto, jurando que um vai tentar quebrar a maldição do outro, descobrindo sua natureza. O livro mergulha fundo em seus personagens para encontrar humanidade e compaixão nos corações de todos eles. Filosófico, inteligente, poético e bem-humorado, 'O Castelo Animado' mescla o fantástico texto de Jones com ilustrações inspiradas no sofisticado traço de Miyazaki. Encantamento garantido para todas as idades.





Como eu era antes de você



Tem livros que você escolhe, outros escolhem você.

Estava na livraria, e fui levado a este livro por um processo de atração natural. Comprei-o para minha esposa, sem conhecer a autora, nem ter lido nenhuma resenha sobre o livro.

Ela adorou, chorou, e emprestou para outras pessoas, que também adoraram e choraram.

Narra a história de Lou e Will. Ela, recém desempregada, cheia de vida e sem experiência, em busca de um novo emprego para sustentar a família. Ele, um ex-executivo, apaixonado por esportes radicais, e após um acidente, torna-se tetraplégico, ranzinza e mal humorado.

Ela é contratada como cuidadora pela família de Will, por um período de experiência de 6 meses.

E vamos mergulhando na história, nos problemas de cada família, e nas mudanças que ocorrem nas vidas de todos os envolvidos.

Previsão de estreiar na telona em agosto de 2015. Prepare o lenço.




Divergente



Quando um autor consegue despertar a curiosidade dos jovens para a leitura, eu também fico curioso com o que está ali. Foi assim com Harry Potter, a Culpa é das Estrelas, Jogos Vorazes, e agora essa trilogia da Veronica Roth.

A trilogia da qual Divergente é o primeiro volume, mostra uma Chicago futurista, onde a sociedade está dividida em 5 classes. Ao completar 16 anos, o jovem faz um teste de aptidão para descobrir para qual dessas classes será destinado. Abnegação (predominância do altruísmo), Franqueza (verdade), Amizade (companheirismo), Audácia (coragem) e Erudição (inteligência).

A abnegação governa a sociedade, a audácia protege a cidade do que existe além da cerca que a circunda, a erudição deseja o poder. E se eu for além, temo estragar as surpresas que a leitura proporciona.

Achei o livro melhor que o filme, mas isso não tira o mérito da filmagem, que conseguiu captar muitas cenas com fidelidade.


Resumindo, se queres uma indicação:

Assita o Castelo animado, que é um clássico. e que te dá margem a muitas interpretações.

Leia Divergente e Como eu era antes de você.

domingo, 22 de março de 2015

Virtudes e vícios, um trabalho diário

O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual.
(Santo Agostinho)

Essa foi a temática que discutimos na última reunião de pais e responsáveis: "virtudes e vícios".

A dinâmica começou de forma individual, cada um com uma folha em branco diante de si.

Dividindo-se a folha ao meio com um traço, fomos orientados a pensarmos em 10 virtudes que já possuímos, e em 10 vícios que ainda precisamos trabalhar. Escrevendo cada qual no seu respectivo lado da folha dividida.

Faça a experiência, e tente em 5 minutos escrever essas 20 características suas, e continue essa leitura somente após estar com a sua lista pronta. Depois me diga se foi fácil...

* * *

Seria fácil, se tivéssemos o hábito de trabalharmos diariamente o auto-conhecimento. Veja um roteiro aqui. Foi exatamente esse o texto trabalhado na sequência.

Gostaria de deixar essa reflexão, sobre o nosso processo de aperfeiçoamento moral. E ninguém conseguirá se melhorar, se não souber o que melhorar, nem por onde começar. Então, o auto-conhecimento se torna imprescindível.


Uma outra excelente fonte é a mensagem O Homem de bem, leia e veja se está no caminho.  Mas esse é um papo para outro post.

Por hora, embarque na viagem do seu processo de aperfeiçoamento, e curta cada estação.

Paula Salles, receba nossa gratidão pela reflexão proposta ao grupo. Foi um momento muito bom!


sexta-feira, 6 de março de 2015

A fita azul

Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra.

Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.

Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam: "Quem Eu Sou Faz a Diferença".

Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.

Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente. Mas que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de uma semana.

Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo: "Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me conte o que perceber ter acontecido."

Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe permitiria colocá-la nele.

O chefe surpreso disse: "É claro." Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: "Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito." E explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.

No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: "A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que "Quem Eu Sou Faz a Diferença". Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento." Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você...

Gostaria de homenageá-lo. "Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita atenção a você. As vezes grito com você por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!"

O menino, pego de surpresa, desandou a chorar convulsivamente sem parar. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: "Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido suicidar e lhes pedindo perdão". Pretendia me matar enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. "A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo." Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor.

O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que cada um havia feito uma diferença em sua vida... Sendo um deles o filho do próprio chefe.

A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que "Quem Você É Faz sim, uma Grande Diferença".

Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas nem para duzentas pessoas. Continue a sua vida como você acha que está bom para você.

Por outro lado, se quiser, pode enviar para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você, sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando lhe escrevo que estou lhe mandando isso porque você é importante para mim, cada um de vocês é importante para mim, senão não os teria incluído na minha lista de envio. Quem você é na minha vida, faz muita diferença para mim, e eu queria que vocês soubessem disso.

"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Eis aqui a sua fita azul!

* * *

Como uma forma de agradecimento e de retribuição a tantas mulheres especiais em minha vida, distribuo também algumas fitinhas, oferecendo até o próximo domingo, dia internacional da mulher, algumas reflexões para que vocês possam também passar adiante. Bom proveito!

Clique aqui para pegar sua fitinha.

Fonte: http://www.contandohistorias.com.br/historias/2006456.php