segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quando foi que esquecemos?

Lembra-se do Memoriol? Não? Aquele pra memória! Será que você nunca tomou, ou tem esquecido de usá-lo?



E você se lembra que já falamos do esquecimento por aqui? Não? Hummm, confere lá, tem um exercício muito legal que pode ser feito nessa semana.

Hoje propomos um novo exercício de uso da memória.

Antes de prosseguirmos, páre um pouco e mergulhe no seu baú. Resgate uma lição inesquecível que tenha recebido de seus pais.

* * *

Na semana passada recebi um e-mail tratando exatamente desse assunto, mais especificamente sobre as lições que recebemos na infância. Dizia:

"Em entrevista, uma jovem contou que tinha uns sete anos quando foi com sua mãe ao mercadinho perto de casa. Enquanto a mãe fazia as compras, ela, menina, escondeu um doce de leite no bolso.

Na saída, sentindo-se a garota mais esperta do mundo, mostrou o doce e disse: Olha, peguei sem pagar.

O que ela recebeu de retorno foi um olhar severo. E, logo, a mãe a tomou pela mão, retornou ao mercado, fê-la devolver o que pegara e pedir desculpas.

A garota chorou demais. Sentiu-se morrer de vergonha. Entretanto, arrematou, concluindo: Isso me ensinou o valor da honestidade."

* * *

É possível que vários de nós tenhamos tido experiência semelhante. Por isso, indagamos: Quando foi que deletamos a mensagem materna? O que nos fez esquecer o ensino da infância?

A lição é fixada, e quando reincidimos no erro, nossa sentinela de plantão, a consciência,  alarma automaticamente...você já aprendeu sobre isso. Por quê insiste no erro?

A lição resgatada do seu baú no exercício inicial teve alguma semelhança com o caso citado? Você guarda memórias de alguma situação parecida com a do e-mail recebido?

A família é a sociedade em miniatura, tudo começa por ali.

E se hoje as coisas estão como estão, a família tem falhado no seu papel. Lições como a citada estão sendo esquecidas, negligenciadas, ou sequer ensinadas.

Termino com a célebre frase de um mundo sustentável: "Todos se preocupam em deixar um planeta melhor para seus filhos. Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Diploma de Pai

E você pode estar pensando: era só o que faltava! Alguém está oferecendo um curso que ensina a ser pai.

Na verdade, o curso existe sim, e é ministrado pela Universidade da Vida.

De longa duração, a formatura pode demorar a se concretizar, pois os pais são diplomados pelos filhos. E para que isso ocorra, existem dois pré-requisitos que precisam ser atendidos...

* * *

Diplomei meu pai ano passado, por ocasião de seu aniversário de 65 anos. Seu curso na Faculdade de Pai durou quase 40 anos.

Estávamos reunidos comemorando seu aniversário, quando chegou a hora de prestarmos homenagens ao aniversariante.

Cada pessoa presente lhe endereçava palavras sinceras e emocionadas, arrancando lágrimas de todos os presentes. A desidratação era generalizada.

Na minha vez de falar, lembrei de uma história que tinha lido num livro de Hermínio Miranda, e que me tocou profundamente quando li, e fiz uma adaptação da história "Diploma de Pai".

Disse-lhe:

Diante te tanta coisa bonita e verdadeira que já foram aqui ditas, resta-me dizer essas palavras não apenas para você, mas para todos que aqui também estão na posição de pais.

Pai, infelizmente ainda não posso te chamar assim...

Duas coisas são necessárias para a pessoa ser diplomada como Pai:

1) Você precisa ouvir de seu filho que ele te ama.
2) Ele precisa te dizer que você é o melhor amigo dele.

Já perdi as contas de quantas vezes disse que te amava.

Mas não me lembro de lhe ter dito que você é o meu melhor amigo. Acho que nunca lhe disse isso, você se lembra?

Então hoje, após quase 40 anos nessa função mágica que é a paternidade, eu lhe diplomo como um grande Pai... (olhei nos seus olhos, generosidade e amor brotavam dali, acolhendo cada palavra. Lágrimas desciam de seu olhos e eu solucei, a voz embargou).

Pois, além de muito te amar, você é o meu melhor amigo!

* * *

Deixo aqui esse registro, pois o pai que sou hoje é um reflexo seu. (Sim, me formei mais rápido que você! Também já sou pai diplomado)

Receba meu presente pelo dia dos pais na forma de presença.

E vamos em frente, juntos, rumo a pós-graduação em paternidade.




quinta-feira, 30 de julho de 2015

Um novo olhar

Antes de mais nada, assista o video abaixo. 




Foi uma experiência realizada em 2007, no metrô de Washington, com Joshua Bell, um violinista respeitado internacionalmente. Seu instrumento, um Stradivarius de 3 milhões de dólares. 

Observe quantas pessoas passaram, e sequer notaram o artista. Quantos não perderam a oportunidade de parar para ouvir a beleza do espetáculo gratuito, e de ter um ícone da música clássica tão próximo. 

E quantas vezes essa cena se repete ao nosso redor...

* * *

Agradeço a Amanda Palmer por abrir meus olhos. 

Conheci seu trabalho numa palestra do site TED. E me interessei pelo seu livro, A Arte de Pedir, que ainda estou pela metade (e recomendo!), mas que já me abriu os olhos para muitas coisas, especialmente para a visão turva que temos para os artistas de rua. 

Hoje eu não consigo passar por um deles e não deixar de fazer uma conexão. Trocar umas palavras, "receber uma flor". Leia e experimente. 

Voltarei aqui para relatar outras mudanças que a leitura do livro me proporcionou.

Amanda, receba minha flor, e minha gratidão. 


quinta-feira, 9 de julho de 2015

Paradoxo da Modernidade

"Usar meios digitais para declarar preferência ao analógico"


PS: Homenagem a pY que, como eu, ainda sente prazer em coisas analógicas, tais quais café feito em coador de pano.

Fonte: papelaria no centro do RJ, travessa do ouvidor.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Volta pra prancheta

Não saiu como o planejado? Hora de voltar para a prancheta e projetar novamente.

Desafio literário estava soando como obrigação, mas leitura é PRAZER!

Maio passou, não li o que gostaria, então, deixei de lado. E vou continuar relatando aqui os livros que valerem uma indicação.

Que venha Junho, com ótimas leituras e reflexões!


segunda-feira, 18 de maio de 2015

Parábola da Aritmética

Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. Mateus 13:13

2 + 2 = 4
2 * 2 = 4
2 / 2 = 1
2 - 2 = 0

* * *
Um símbolo, faz toda a diferença.
A bon entendeur, salut

segunda-feira, 11 de maio de 2015

3 letrinhas

Três letrinhas apenas: Mãe

Mas seu conteúdo é gigante!

Assim como grande são outras três letrinhas: Mil

Imagine quando se junta essas duas palavras de 3 letrinhas... confira abaixo.



* * *

O filme sempre volta. Passamos também por essa experiência de UTI neonatal. E mãos abençoadas, tal qual a da Maria Inês, cuidou com amor de nossa filha.

A todas as mães, pelo seu dia, nossa gratidão e admiração. Três em especial:

1) Àquela que até hoje cuida de mim, afinal, mãe é para sempre.
2) A que escolhi para ser a mãe de minhas filhas.
3) A todas "Maria Inês" espalhadas pelo mundo, mães anônimas, mães dos filhos dos outros, profissionais que se doam por amor.

Amores, parabéns pela missão de vocês!