Lembra-se do Memoriol? Não? Aquele pra memória! Será que você nunca tomou, ou tem esquecido de usá-lo?
E você se lembra que já falamos do esquecimento por aqui? Não? Hummm, confere lá, tem um exercício muito legal que pode ser feito nessa semana.
Hoje propomos um novo exercício de uso da memória.
Antes de prosseguirmos, páre um pouco e mergulhe no seu baú. Resgate uma lição inesquecível que tenha recebido de seus pais.
* * *
Na semana passada recebi um e-mail tratando exatamente desse assunto, mais especificamente sobre as lições que recebemos na infância. Dizia:
"Em entrevista, uma jovem contou que tinha uns sete anos quando foi com sua mãe ao mercadinho perto de casa. Enquanto a mãe fazia as compras, ela, menina, escondeu um doce de leite no bolso.
Na saída, sentindo-se a garota mais esperta do mundo, mostrou o doce e disse: Olha, peguei sem pagar.
O que ela recebeu de retorno foi um olhar severo. E, logo, a mãe a tomou pela mão, retornou ao mercado, fê-la devolver o que pegara e pedir desculpas.
A garota chorou demais. Sentiu-se morrer de vergonha. Entretanto, arrematou, concluindo: Isso me ensinou o valor da honestidade."
* * *
É possível que vários de nós tenhamos tido experiência semelhante. Por isso, indagamos: Quando foi que deletamos a mensagem materna? O que nos fez esquecer o ensino da infância?
A lição é fixada, e quando reincidimos no erro, nossa sentinela de plantão, a consciência, alarma automaticamente...você já aprendeu sobre isso. Por quê insiste no erro?
A lição resgatada do seu baú no exercício inicial teve alguma semelhança com o caso citado? Você guarda memórias de alguma situação parecida com a do e-mail recebido?
A família é a sociedade em miniatura, tudo começa por ali.
E se hoje as coisas estão como estão, a família tem falhado no seu papel. Lições como a citada estão sendo esquecidas, negligenciadas, ou sequer ensinadas.
Termino com a célebre frase de um mundo sustentável: "Todos se preocupam em deixar um planeta melhor para seus filhos. Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"




