segunda-feira, 30 de março de 2015

DL2015 Março - O Castelo animado

A proposta do Desafio para março era "Filme ou livro?".

O mês foi proveitoso, e consegui ler 3 livros.

O Castelo Animado
 



Este foi o caminho inverso. Vi o filme muito antes de ler o livro.

Curioso que o livro é de origem inglesa, e ganhou grande notoriedade após virar animação.


O desenho é um clássico da animação japonesa, tendo recebido inclusive indicações ao Oscar em 2006, porém, pouquíssimo conhecido por aqui. Leia essa ótima resenha.

Assiti-o logo após conhecer um outro clássico nipônico, a viagem de Chihiro, isso lá se vai um bom tempo. Mas as boas histórias marcam, a gente não esquece.

E não é que o livro chegou em minhas mãos justamente no mês em que o desafio era sobre filmes e livros?

Foi legal pois fiquei conhecendo personagens e acontecimentos que o filme não mostrou, e com isso dá até para entender melhor a  animação.

A adaptação para as telas foi muito feliz, apesar de algumas modificações que em nada alteram a mensagem do livro. E pensar que a  animação foi feita na mão! Miyazaki é genial.

Detalhe que minhas filhas adoraram o desenho!

Resenha original:
'O Castelo Animado' conta a história de Sophie, uma jovem de 18 anos, amaldiçoada por uma bruxa que a transforma em uma velha de 90 anos. Para se livrar da maldição, ela foge e emprega-se no Castelo de Howl. Essa 'velha senhora', dinâmica e misteriosa, dá nova vida à antiga habitação onde vivem Marko, um jovem aprendiz, e Calcifer, o demônio do fogo, responsável pela 'vida' do castelo.  Além de ficar condenada ao corpo de uma senhora, o feitiço impede que Sophie revele que está sob uma maldição. Ainda assim, ela e Calcifer, também amaldiçoado, fazem um pacto, jurando que um vai tentar quebrar a maldição do outro, descobrindo sua natureza. O livro mergulha fundo em seus personagens para encontrar humanidade e compaixão nos corações de todos eles. Filosófico, inteligente, poético e bem-humorado, 'O Castelo Animado' mescla o fantástico texto de Jones com ilustrações inspiradas no sofisticado traço de Miyazaki. Encantamento garantido para todas as idades.





Como eu era antes de você



Tem livros que você escolhe, outros escolhem você.

Estava na livraria, e fui levado a este livro por um processo de atração natural. Comprei-o para minha esposa, sem conhecer a autora, nem ter lido nenhuma resenha sobre o livro.

Ela adorou, chorou, e emprestou para outras pessoas, que também adoraram e choraram.

Narra a história de Lou e Will. Ela, recém desempregada, cheia de vida e sem experiência, em busca de um novo emprego para sustentar a família. Ele, um ex-executivo, apaixonado por esportes radicais, e após um acidente, torna-se tetraplégico, ranzinza e mal humorado.

Ela é contratada como cuidadora pela família de Will, por um período de experiência de 6 meses.

E vamos mergulhando na história, nos problemas de cada família, e nas mudanças que ocorrem nas vidas de todos os envolvidos.

Previsão de estreiar na telona em agosto de 2015. Prepare o lenço.




Divergente



Quando um autor consegue despertar a curiosidade dos jovens para a leitura, eu também fico curioso com o que está ali. Foi assim com Harry Potter, a Culpa é das Estrelas, Jogos Vorazes, e agora essa trilogia da Veronica Roth.

A trilogia da qual Divergente é o primeiro volume, mostra uma Chicago futurista, onde a sociedade está dividida em 5 classes. Ao completar 16 anos, o jovem faz um teste de aptidão para descobrir para qual dessas classes será destinado. Abnegação (predominância do altruísmo), Franqueza (verdade), Amizade (companheirismo), Audácia (coragem) e Erudição (inteligência).

A abnegação governa a sociedade, a audácia protege a cidade do que existe além da cerca que a circunda, a erudição deseja o poder. E se eu for além, temo estragar as surpresas que a leitura proporciona.

Achei o livro melhor que o filme, mas isso não tira o mérito da filmagem, que conseguiu captar muitas cenas com fidelidade.


Resumindo, se queres uma indicação:

Assita o Castelo animado, que é um clássico. e que te dá margem a muitas interpretações.

Leia Divergente e Como eu era antes de você.

Um comentário:

  1. E eu ainda não assisti Teoria de Tudo pra entender se foi fiel, mas nesse tenho certeza que o livro é melhor que o filme! Se com o livro já precisei de lenço, imagina na telona?

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.