domingo, 22 de março de 2015

Virtudes e vícios, um trabalho diário

O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual.
(Santo Agostinho)

Essa foi a temática que discutimos na última reunião de pais e responsáveis: "virtudes e vícios".

A dinâmica começou de forma individual, cada um com uma folha em branco diante de si.

Dividindo-se a folha ao meio com um traço, fomos orientados a pensarmos em 10 virtudes que já possuímos, e em 10 vícios que ainda precisamos trabalhar. Escrevendo cada qual no seu respectivo lado da folha dividida.

Faça a experiência, e tente em 5 minutos escrever essas 20 características suas, e continue essa leitura somente após estar com a sua lista pronta. Depois me diga se foi fácil...

* * *

Seria fácil, se tivéssemos o hábito de trabalharmos diariamente o auto-conhecimento. Veja um roteiro aqui. Foi exatamente esse o texto trabalhado na sequência.

Gostaria de deixar essa reflexão, sobre o nosso processo de aperfeiçoamento moral. E ninguém conseguirá se melhorar, se não souber o que melhorar, nem por onde começar. Então, o auto-conhecimento se torna imprescindível.


Uma outra excelente fonte é a mensagem O Homem de bem, leia e veja se está no caminho.  Mas esse é um papo para outro post.

Por hora, embarque na viagem do seu processo de aperfeiçoamento, e curta cada estação.

Paula Salles, receba nossa gratidão pela reflexão proposta ao grupo. Foi um momento muito bom!


Um comentário:

  1. Trocamos um email sobre isso uma vez, como sua memória é de elefante vai lembrar e me perguntei hoje porque não nos aprofundamos nesse processo de aperfeiçoamento com nossos "livros comentados" na época. Enfim, nunca é tarde para começar. Adorei a reflexão! :)
    Marayse

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.