segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Desapego

Usa, sem algemar-te,
Os bens de que desfrutes.
                     (Emmanuel)  

Por que guardamos tantas coisas? Usamos efetivamente tudo que temos?

Abri o armário a procura de um boné, não o achei, estava uma zona. Repleto de coisas que nem me dava conta que as guardava. Havia chegado a hora da faxina geral.

Aproveitei que estava com a mão na massa e fui para as gavetas, e qual não foi o espanto, com a quantidade de roupas que nem usava mais. E a quantidade de camisas de corridas?

Resultado, tudo embalado para doação.

Início de ano, sempre bom esvaziar o armário. A alma fica leve. Encontrar uso e novos donos para coisas que não usamos mais.

Recordo de um papo sobre o assunto que tive com a Elis, onde falávamos de colocar os livros para correr. Livro em estante pegando poeira, sem uso...por quê guardar? E conversamos sobre os filhos, sobre a quantidade de brinquedos que eles possuem e que nem brincam mais, era hora de passar aquilo pra frente, ensinando desde cedo que eles precisam doar aquilo que não brincam mais, que é muito gratificante fazer outras pessoas felizes.

Ai a Elis me manda um livrinho lindo, que a filhota dela brincava quando era menor, e que deu de presente para a Júlia. Ela adorou a Ninoca. Detalhe para o óculos sem lentes, afinal, para ler, é chique colocar óculos de leitura.



Que sirva para reflexão, deixaremos tudo na Terra, não possuímos nada. É preciso trabalhar a questão do desapego. Seu armário, sua chave para Nárnia.

8 comentários:

  1. Cara, vendi um monte de coisa em casa.
    me desfiz de cds.
    desapego e a palavra.

    ResponderExcluir
  2. Lá em casa praticamos, durante o ano todo! Camisa de corrida, tênis, roupas, sapatos ... se compramos, o antigo vai para doação.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa nós tb temos esse costume. Primeiro que o meu ap. é pequeno e tb porque sempre tive esse costume.

    Dias desse dei uma sacola da roupas e sapatos.

    Bjos,
    Japa Fake
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. um texto muito bacana, Ricardo!
    diz tudo!
    afinal, o que a gente precisa mesmo, de verdade, cabe no coração!

    ainda tenho muito pra pra doar, do que tenho, e do que sou...

    ver a Júlia brincando com a Ninoca encheu minha alma de paz e felicidade! me lembrei de Aninha!

    um grande abraço, meu amigo sábio!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Lendo seus blogs sempre aprendo alguma coisa... Obrigado!!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cara, trabalhar esse negócio de desapego é para os fortes... comecei nessa tarefa loga que me separei...não sei se me tornei melhor, mas as coisas mais importantes (imateriais) me parecem mais óbvias e mais perto...
    Bela mensagens...adorei a foto da filhota lendo de óculos sem lente!
    P.S. Li tempos atrás uma reportagem na VEJA sobre isso...tem casos que essa coisa de guardar tudo é uma doença...Fiquei aliviado ao ler ao final que você deu novo endereço às coisas!!

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  7. Desapego é um grande exercício. E sem fim...

    O pior que vamos além das coisas materiais. Obrigado então pelo convite ao exercício. E que o exercício dos materiais de hoje, nos faça desapegar de outras coisas, como o velho emprego.

    ResponderExcluir
  8. Desapego... Eita palavrinha boa pra se viajar...

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.