quinta-feira, 5 de abril de 2012

Axiomas do pão de forma

- Por que, ao se abrir um pão de forma, ninguém come a primeira fatia (cascuda) ?

- Por que, além de não comer a primeira fatia, ninguém a joga fora, e ela fica descendo no topo da pilha de fatias remanescentes, até encontrar a última fatia, que também é uma casca, e que ninguém come?

Para homenagear essa crise existencial da primeira e última fatia do pão, fiz essa receitinha aqui.

Simples, como as boas receitas.

Com a boca de uma taça corte uma rodela do miolo da fatia do pão, retirando-a.

Aqueça uma frigideira antiaderente untada com manteiga e doure um lado das fatias de pão. Vire-a. Abra um ovo no buraco de cada fatia de pão e deixe o ovo fritar. Polvilhe com sal e pimenta. Sirva quente com salada.




Lembrei que levava de merenda para a escola pão com ovo, e comia aquele sanduíche geladão. Bom voltar aos tempos de escola!

11 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkk....Voltei anos luz no meu passado... Levei durante muito tempo pão com ovo e kisuco... Comia o pão gelado e o suco quente mas confesso que era uma maravilha...
    Muitas saudades desse passado gostoso.

    Bjks

    Meire/BH-MG

    ResponderExcluir
  2. Pior sou eu, cujos amigos todos levavam pão com ovo, mas minha mãe não fazia para eu levar na escola. Que trauma! Mas ela tinha os motivos dela, afinal, se ela fizesse isso sabia que iria comer a merenda da escola mais o lanche. Portanto, sem o lanche, o gordo não rolava. Se empanturrava só com a merenda escolar.

    Aliás... na minha escola era rural, vez por outra eram nos eram servidos ovos cozidos (sim, aqueles na casca)... Olha do que o Dom faz a gente lembrar...

    ResponderExcluir
  3. Receita simples e gostosa, como a vida deve ser.
    Vou fazer no final de semana, para comemorar a retirada da unha de meu dedão em grande estilo. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,
    alguns anos da minha vida passei à bordo de navios, e esta receita é conhecida nos meios marítimos como "ovo ilhado", explico:à bordo devido ao balanço fica difícil fritar o ovo na frigideira, então faz-se o furo no meio do pão e coloca-se o ovo dentro, o que impede o mesmo de se deslocar.
    Vendo a foto "matei" a saudade do "ovo ilhado"...rsrsr
    Abraço e Boa Páscoa para vc e sua Família.
    Jorg

    ResponderExcluir
  5. fim do axioma: eu amo de paixão a primeira fatia, a mais cascuda:)
    de fato eu faço assim: pego a primeira, e fuço o pacote todo pra poder pegar logo a última também kkkkkkkkkkk

    pão com ovo frito é gostoso demais
    e ficou bem bonita a receita:)

    ResponderExcluir
  6. Pior que e verdade a coitada da fatia vai ficando kkkk,me lembro que aos domingos meu pai comia pão com ovo no café da manhã,confesso que achava engraçado e sabia que no outro dia era dia de aula rs

    ResponderExcluir
  7. que baiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita ideia!!! minha filha do meio adora ovo frito, vou experimentar!!! Esse blog tem sempre ideias criativas, dá gosto visitar (literalmente). Pena que ainda não inventaram blogs com cheiro... Abç

    ResponderExcluir
  8. Aqui em Ctba nós damos um nome a essa primeira e última fatia que não irei escrever aqui pra não ficar feio....rs.

    Ah, eu como essas fatias e adoro!!! E tb adoro pão com ovo.

    Bjos,
    Japa fake

    ResponderExcluir
  9. o Nome da primeira fatia é a Bunda do pão....a Marayse adora comer a 1ª fatia...eu não curto...mas adoro uma bunda feminina!! hahahah peguei pesado, mas sabe como é..sou eu, o Felipe...

    O pão com ovo é uma delícia, afinal, sou filho de padeiro, e pão é minha comida preferida!

    Valeu irmão!

    Felipe

    ResponderExcluir
  10. Ricardo,
    Aqui a gente descobre que algumas criaturas gostam da fatia cascuda. Aqui também a gente encontra os iguais. Pão com o ovo e kisuco na lancheira, ia para escola sonhando com a hora do recreio.
    Meire, minha amiga, o nosso passado tem algo em comum.
    Ricardo, isso foi uma quebra de paradigma, pois até o momento, na minha cabeça, eu só admitia comer pão francês bem novinho com um delicioso ovo mexido. Se tiver um café com leite com a borda da caneca melecada de nutella e um pouco de Chantily, viiixe!
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. Fim do Axioma: na casa dos meus pais a gente briga pela primeira fatia. Aí, quando o pão é inteiro, eu corto das duas "bundas" do pão! haha com ovo... puts! As lombrigas estão se manifestando aqui
    !!

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.