A ideia é muito simples, e genial. A inspiração veio daqui.
Reunir casais amigos para partilharem um jantar, onde o casal anfitrião é responsável por "dar a casa" e pelo prato principal, e os outros 2 ou 3 casais convidados são responsáveis pela entrada, bebidas e sobremesa. No mês seguinte, um dos casais que foi convidado vira anfitrião, e assim sucessivamente até o ciclo se completar e começar tudo de novo.
Há tempos atrás, antes da chegada dos filhos, quando nos reuníamos na casa de algum casal amigo, chamávamos de "Baile" esse encontro. Óbvio que não era para jantar... e esse nome baile, me lembra "The Fevers", o rei dos bailes. Também me lembro de "a volta de Almir", pois todo show dos Fevers tinha essa frase como um chamariz, e eu pensava com meus botões: esse Almir deve fazer muita merda, pois está sempre saindo e voltando para o conjunto...baseado na volta de Almir, ressuscitamos os antigos bailes, estreiando como anfitriões.
A entrada foi sexualmente estimulante...torradas com pastinhas diversas, amendoim e ovos de codorna. Já com algumas taças de vinho na ideia, tivemos uma aula engraçadíssima sobre degustação de vinhos, com a sommelier Kamila, que trouxe suas experiências em degustações por Buenos Aires...por isso, vinhos argentinos da região de Mendoza foram os apreciados na noite. Nosso objetivo é achar o mais honesto dos vinhos, e por honesto entenda o que você paga menos de 30 pratas e acha que está bebendo um romanée conti.
O prato principal, a cargo de Verônica, foi um Quasi-Faisão. A coisa mais engraçada nos menus de restaurantes são os nomes dos pratos. Sempre você pergunta ao garçom, o que é esse prato? Quasi-Faisão é o famoso "Frango metido a besta", receita abaixo, acompanhado de arroz e batata palha. Fez sucesso o garoto, e é de uma simplicidade inacreditável.
Para fechar a noite, pudim de leite ninho (by Kamila), e sorvete de creme (by Siana Kibon).
Outro momento digno de nota foi patrocinado pelo grooveshark. Excelente site, que toca a música que você quer. É só fazer sua seleção e mandar ver, a trilha sonora da noite foi com o grooveshark...e para o ambiente ficar com a cara de todos, cada um sugeria sua música, e retiramos das cinzas Benito di Paula e Agepê!
Seguem as receitas da noite:
Quasi-Faisão (receita de Verônica)
Ingredientes:
Filé de frango
Maçãs
Requeijão
Observe que não existe quantidades nos ingredientes, Verônica é assim mesmo, vão se acostumando, é tudo no olho. Prepare num marinado do tamanho de sua preferência. Tempere o filé de frango como desejar (foi usado vinho branco no tempero), e forre o marinado com os pedaços de filé.
Retire as cascas da maça e as corte em rodelas, e depois corte as rodelas ao meio, e cubra os pedaços de filé com algumas dessas "meia-lua" de maçã;
Pudim de leite Ninho (receita da Kamila)
3 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de leite Ninho
2 xícaras de chá de água
4 ovos
1 colher de sopa de maisena
3 xícaras de chá de leite Ninho
2 xícaras de chá de água
4 ovos
1 colher de sopa de maisena
Calda
1 xícara de açúcar com um pouquinho de água
1 xícara de açúcar com um pouquinho de água
Preparo:
Para a calda, derreta o açúcar em fogo baixo sem mexer até formar um caramelo dourado.
Espalhe em uma forma de buraco no meio de 24 cm aproximadamente e reserve.
Bata todos os ingredientes acima em um liquidificador por 3 minutos e despeje na forma já com a calda caramelizada, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por 2 horas, desenforme e sirva em seguida.
Até o próximo baile!!
O Interessante desses encontros é o legado que deixaremos aos filhos,assim como nos foi deixado pelos nossos pais....boa música, bom papo, boas risadas e acima de tudo a Amizade. A troca de abraços entre as crianças é impagável, parecem amigos de longas datas...e quem sabe não são.....
ResponderExcluirhahahaha... eu faço a receita da Verônica!!! Mas desfio o peito de frango, coloco maçã ou abacaxi por cima, depois trocentos copos de requeijão e batata palha ou doritos! E eu chamo de fricassê c/ fruta!
ResponderExcluirEsse pudim deu água na boca! :)
Agepê???????????????????
ResponderExcluirVcs tomaram foi vinagre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas entre amigos P Ó D E !!!!!!!!!!
Showwwww!!!!
Queria ter aproveitado mais de sua estada relâmpago, amigo!!!
Ricardo, sou sua fã!!!
ResponderExcluirSeus textos são divertidíssimos!!!
kkkk
Meu Pudim está famoso!!!!!
Adorei a noite! vamos repetir sempre...
que ideia fantástica essa do jantar partilhado!
ResponderExcluire tudo o mais: a dica dos vinhos; do site de músicas! o faisão é uma ironia fina, e deliciosa! adoro isso!
engraçado que eu até acompanho o Economia cá de Casa, mas perdi essa bendita dica!
espero colocar essa ideia em prática, e certamente vou estrear com essa receita da Verônica:)
meu amigo, você descomplica tudo!
ainda bem que conheci você e sua família:)
Ricardo vc me salvou!
ResponderExcluirTinha me esquecido completamente da receita do pudim, daí lembrei do blog...e resgatei! Li seus textos novos, demais!!!! Vc precisa escrever um livro!!!Sou Fã!
Kamila Vaz