quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vocabulário

Desde cedo, minhas filhas arrasam no vocabulário.



Quem as conhece, fica impressionado de como podem falar tantas palavras que, em suas idades, as crianças não costumam falar.

Dias desses, a mais velha, que está com cinco anos, sem muita cerimônia vem e me diz:

- você tem pênis e eu tenho vagina.

E eu vou falar o quê? Só tive chão para perguntar onde ela havia aprendido aquilo...

No dia seguinte ao episódio, ao colocar a mais nova (dois anos) na cadeirinha do carro, ela me dá um chute certeiro nos testículos, onde eu perdi as forças e tive que agachar para respirar (só os homens sabem a dor de uma bolada no saco).

A mais velha, presenciando a cena, a repreende:

- você não pode chutar o pênis de papai.

ao que a caçula responde com um olhar de dúvida:

- não é pênis, é lulu.

* * *

Só pode ser Paulo Freire.

Sim, o livro de cabeceira da mais velha é "a importância do ato de ler", que ela fica folheando sem ainda entender as palavras, antes de dormir...

E eu sempre me pergunto, de que planeta essas meninas vieram.

7 comentários:

  1. KKKKKKKKK...impossível não dar risada. Já posso até imaginar a sua cara.

    Bjos,
    Japa fake

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que você tinha pênis Ricardo!! Hahaha

    Cara, dia desses minha irmã mais nova, que acho ter uns 8 anos, disse-me, via msn, que já estava com seios...foi terrível saber e ler isso! Eu disse a ela que esse assunto era pecado e que ela seria Freira quando crescer...

    Não sei mais se posso ser pai de uma menina...

    Forte abraço!

    Felipe de Souto

    P.S. Quanto aos nossos testículos, você precisa ver o que acontece com o 007 no último filme, que está nos cinemas agora....cara, é de chorar....certo que ele ficou broxa nas próximas 20 encarnações...é humanamente impossível sofrer àquela situação...Sinto dor só de lembrar...

    ResponderExcluir
  3. Giba!
    Sensacional. Adorei. Vida longa.

    bjs, Charles.

    ResponderExcluir
  4. Choreiii de riir!!!! Saudades de conversar com Julinha, ainda não tive oportunidade de conversar com Laura, mas pelo que ouço é uma figura rara como a irmã!Manda beijos para essas preciosidades!!! Aguardando a visita de vcs! Beijo primo!

    ResponderExcluir
  5. :)

    essas meninas:)
    vieram do planeta leitura, só pode;)

    então Júlia "lê" Paulo Freire?
    pior era eu... na minha casa só tinha romance pra moças, livrinhos de faroeste... mas um dia eu encontrei uma preciosidade:
    Oração aos moços palavras a juventude, de Rui Barbosa... e comecei a "ler" :)
    completei 9 nove anos e ainda "lendo" o livro... é que eu lia, lia, lia, não entendia nada, mas não conseguia largar porque estava fascinada por todas aquelas palavras difíceis... pra mim, era um desafio tentar decifrá-las...
    pena que na minha casa não havia dicionários, e eu nem imaginava que existia um livro no mundo que nos ajudasse a desvendar os mistérios das palavras - morava no interior do Ceará... faltava até água, quanto mais dicionário:)

    ler uma experiência incrível, enriquecedora, desafiadora... é uma viagem!

    ResponderExcluir
  6. A minha mãe adora exibir pros outros que eu fazia redação com 6 anos! hahahaha
    Quanto a bolada no saco... dizem que 'embaça' de tanta dor!
    E a capacidade dos filhos??? Acho que a nossa geração que era mais lenta!! Outro dia vi alguém das minhas amigas contando que o filho tinha perguntado como o papai tinha colocado a sementinha na barriga da mamãe! Explica isso?? hahaha
    Acho que não estou pronta pra ser mãe! huahuahuahuhahua

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.