quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Rabanada de Tia Rachel

É tradição. O ritual se repete há alguns anos. Todo 24 de dezembro (Consoada em Portugal), por volta das 14h, recebo o telefonema de Tia Rachel avisando: vou começar a fritá-las, pode vir.

E eu paro o que estou fazendo na hora, e sigo para sua casa, para saborear as rabanadas quentes, pois é assim que gosto de comê-las. E junto comigo, aparecem outros fregueses para ajudar na preparação e para comer também. Ao apreciar a iguaria, sempre me lembro da frase de minha avó, quando se preparava para  chupar manga ou abil: "Se é para sujar a boca, não vale a pena ser com menos de 10".

Aproveitei para anotar o segredo e o passo a passo da melhor rabanada do universo. Vamos lá:

- O pão: melhor que seja dormido. Não precisa ser pão específico de rabanada. E o corte, na largura de um dedo, não muito grosso nem muito fino.


Separar uma vasilha com leite, e outra com ovos, e bater os ovos, com clara e gema.


Em seguida, mergulhar cada lado do pão, primeiro no leite, deixando escorrer o excesso, e depois nos ovos, também retirando o excesso, e reservar o pão para fritar em seguida.




Tem receitas que misturam o  leite e os ovos num único recepiente. Mas o segredo é colocar em potes diferentes, pois a passada no leite deixa o pão cremoso por dentro, e a passada no ovo deixa o lado de fora do pão crocante.

Em seguida, frite as rabanadas em óleo bem quente, deixando-as secar em papel toalha quando estiverem no ponto.

 

Depois de secas, é só passá-las num tabuleiro com açúcar e canela, e ir para o abraço.



Você sabe um outro nome para essa iguaria?? Pois é, perguntei lá em Tia Rachel, e ninguém sabia. Pois tinha lido o Felipe de Souto dizer no comentário do post que fiz sobre Casa de Vó, a respeito da tragédia familiar que foi comer a "Fatia Dourada" feita por sua avó. Pesquisando na época o que seria fatia dourada, fui levado às rabanadas, que também são chamadas de fatia-de-parida.

E por esse comentário super cultural, revelando a fatia dourada, Felipe, galo cinza de Portugal, vai levar de presente um livro que adorei, para descobrir as delícias dos doces típicos portugueses, numa história bem bolada escrita por Jô Soares (AS ESGANADAS).



6 comentários:

  1. eu penso exatamente como sua avô: se é pra sujar a boca, não vale a pena ser com menos de 10:)

    o problema é que essa máxima, em meu caso (tem cura, doutor??? kkkk), se aplica a muita coisa boa deste mundo! kkkkkkkkkk

    nunca fiz rabanada... preciso consertar isso!

    ResponderExcluir
  2. hahaha

    Quem diria, depois de longos anos...ver em fotos as famosas fatias douradas que comíamos no verão na praia...Quem sabe fazemos elas aqui na Serra no Desafrio ou nas suas férias!? Bom que voltou ao mundo virtual!
    E o Galo Cinza é patenteado por mim! Eu já te chamei de Galo Cinza?
    Aguardo meu livro! Até que enfim acabou o monopólio dos livros, que sempre vão para a Elis, Marayse....

    Forte abraço!

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  3. Acredita que nunca comi isso? Talvez pq não sou muito fã de frituras (só gosto de batata fritas).

    Mas parece ser uma delícia!!!

    Bjos,
    Japa fake

    PS: pensando seriamente em ir correr a Meia do Rio, mas pra isso preciso consertar a minha lombar que tá um caco. Só saberei de posso voltar a correr dia 01/02, por enquanto, estou no estaleio. Tá certo que andei dando umas corridinhas por aí. Sou meio teimosa....rs.

    ResponderExcluir
  4. Rabanada? Ok! Quando vi o nome lá em cima pensei em rabanada de carne, em nenhum momento imaginei que fosse com pão!
    Quanto ao livro, quero mto ler pq vi ele nas dicas culturais de um programa da TV Local! Aí, considerando que Felipe é meu 'inquilino' agora, acho que rola uma leitura conjunta (apesar de ele sempre desmarcar a minha página 'sem querer'!).

    ResponderExcluir
  5. A minha é mais doce, leva um exagero de "leite moça" junto com o leite. A do natal foi na fritura, a do ano novo foi no forno ... fica bom de qualquer maneira.

    Pensei que essa tradição fosse típica do RJ, mas Felipe provou o contrário!

    ResponderExcluir
  6. isso é atentado violento a minha dieta!

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.