segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Diploma de Pai

E você pode estar pensando: era só o que faltava! Alguém está oferecendo um curso que ensina a ser pai.

Na verdade, o curso existe sim, e é ministrado pela Universidade da Vida.

De longa duração, a formatura pode demorar a se concretizar, pois os pais são diplomados pelos filhos. E para que isso ocorra, existem dois pré-requisitos que precisam ser atendidos...

* * *

Diplomei meu pai ano passado, por ocasião de seu aniversário de 65 anos. Seu curso na Faculdade de Pai durou quase 40 anos.

Estávamos reunidos comemorando seu aniversário, quando chegou a hora de prestarmos homenagens ao aniversariante.

Cada pessoa presente lhe endereçava palavras sinceras e emocionadas, arrancando lágrimas de todos os presentes. A desidratação era generalizada.

Na minha vez de falar, lembrei de uma história que tinha lido num livro de Hermínio Miranda, e que me tocou profundamente quando li, e fiz uma adaptação da história "Diploma de Pai".

Disse-lhe:

Diante te tanta coisa bonita e verdadeira que já foram aqui ditas, resta-me dizer essas palavras não apenas para você, mas para todos que aqui também estão na posição de pais.

Pai, infelizmente ainda não posso te chamar assim...

Duas coisas são necessárias para a pessoa ser diplomada como Pai:

1) Você precisa ouvir de seu filho que ele te ama.
2) Ele precisa te dizer que você é o melhor amigo dele.

Já perdi as contas de quantas vezes disse que te amava.

Mas não me lembro de lhe ter dito que você é o meu melhor amigo. Acho que nunca lhe disse isso, você se lembra?

Então hoje, após quase 40 anos nessa função mágica que é a paternidade, eu lhe diplomo como um grande Pai... (olhei nos seus olhos, generosidade e amor brotavam dali, acolhendo cada palavra. Lágrimas desciam de seu olhos e eu solucei, a voz embargou).

Pois, além de muito te amar, você é o meu melhor amigo!

* * *

Deixo aqui esse registro, pois o pai que sou hoje é um reflexo seu. (Sim, me formei mais rápido que você! Também já sou pai diplomado)

Receba meu presente pelo dia dos pais na forma de presença.

E vamos em frente, juntos, rumo a pós-graduação em paternidade.




11 comentários:

  1. Parabens meu amigo, pelo dia do Pai e pela formatura de todos os pais!!! abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos dois! Ricardo vc é fera! Abração

    ResponderExcluir
  3. Foi mesmo muito emocionante, uma choradeira só!

    ResponderExcluir
  4. Intenção de todos, esforço de muitos, mas honra de poucos. Parabéns a esses meus amigos pais diplomados!

    ResponderExcluir
  5. Sinto-me honrada em duplicidade, pois ter marido e filho diplomados é bênção pura do Pai Celestial!!!!!
    Aproveito para ter falar, filho, que cumpriu o que prometeu aos seus seguidores e fiquei feliz. Já estou viciada nos seus textos e não é corujice ...
    Dag

    ResponderExcluir
  6. Filho alem de voce ser o meu primogênito é o maior dos amigos que fiz no decurso desta encarnação. Concordo que os filhos muito ajudam os pais na dificil tarefa de criá-los, voce e sua irmã têm demonstrado isso nesta minha vida, por isso agradeço a Deus esta oportunidade e sou grato a vocês por fazerem parte de minha família universal. Beijos e muito abrigado.

    ResponderExcluir
  7. Sucinto!
    Você foi perfeito!
    Adorei rever e reler!!!
    Não para nunca de nos presentear com teus textos!!!

    ResponderExcluir
  8. Sucinto!
    Você foi perfeito!
    Adorei rever e reler!!!
    Não para nunca de nos presentear com teus textos!!!

    ResponderExcluir
  9. Sucinto!
    Você foi perfeito!
    Adorei rever e reler!!!
    Não para nunca de nos presentear com teus textos!!!

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.