terça-feira, 10 de novembro de 2015

Vitória épica

Esse título lhe é familiar?

Fez a ligação com algum jogo online?

Saberia dizer o que está por trás do sucesso de projetos como Duolingo e Khan Academy?

Uma teoria chamada gamification.
* * *

Você conhece alguém que passa muitos horas jogando algo online? Faz ideia da quantidade de horas por semana?

Os números impressionam...

Um estudo americano mostrou que se gasta em torno de 3 bilhões de horas por semana em jogos online.

Em um ano, esse tempo seria equivalente a 5,93 milhões de anos.

Para termos uma ideia, há 5,93 milhões de anos, nosso primeiro ancestral primata ficou de pé.

Até os 21 anos, um jovem de hoje terá gasto 10.000 horas em jogos online. Da 5ª série até a faculdade, ele estuda cerca de 10.080 horas, se for um aluno assíduo. Então temos ai uma formação paralela em jogos, equivalente ao tempo que se leva na escola.

Uma outra teoria diz que 10.000 horas seria o tempo suficiente para você se tornar virtuoso em qualquer área do conhecimento. E no que esses jovens estão se tornando virtuosos?

* * *

Somos melhores nos jogos do que na vida?

Por que nos jogos nunca somos um fracasso? Nunca desistimos, e a derrota não nos abala? Ganhamos nova vida e vamos em frente.

Existe gente boa trabalhando nisso, no aproveitamento desse tempo que os jovens passam online.

Ai está o Duolingo, e Khan Academy. E tantos outros que estão por vir.

Se os números e as informações te chamaram a atenção, veja o que Jane McGonigal tem a lhe dizer:

"Jogando por um mundo melhor"

E vamos em busca da vitória épica!

6 comentários:

  1. Esses números são assustadores....
    Nunca tinha parado para pensar nisso. Por enquanto lá em casa são joguinhos de iPad e tempo muito restrito.
    Saudades de você!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dom, bom diaaaaaa! Saudades suas, há quanto tempo!

    Bom, não curto jogar em celulares ou em outros eletrônicos, só umas cartas de vez em quanto. Agora o Duolingo, confesso que sou apaixonada por esse site. Agora por exemplo estou estudando. Sou meio viciadinha nele confesso. Mas sabe porque? Respondo com orgulho: ele me ensina muito e a cada dia sinto que evoluo.Esse aplicativo é um espetáculo.

    grande bju.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido sobre gamificação na educação como ferramenta para estimular os alunos, mas, talvez por não jogar, eu nunca tivesse pensado por este ângulo. Gostei da forma entusiástica dela!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei impressionada - e esperançosa - com a palestra da Jane McGonigal. Muito interessante mesmo!
    Quanto ao Duolingo e à Khan Academy, nunca tinha ouvido falar! Acredita?
    Mas despertou absurdamente meu interesse; eu, que tenho um World of Warcraft gamer em casa. Vou apresentar essas páginas pra ele.

    Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Quando se conta o tempo... é assustador...
    Interessante a fala dela em números e seu objetivo primordial e inicial de tratar o mundo real como o mundo virtual... O por quÊ não acreditarmos na vitória, com a persistência e determinaão do mundo virtual...

    De parar pra pensar...

    ResponderExcluir
  6. Ric, você sabe que gosto muito de jogar um buraquinho ou uma caxetinha, às vezes passo o sábado todo jogando um baralhinho, e até de mano com Buti Biti, mas em matéria de jogos on line estou fora, nem os do celular, que eu não sei nem escrever I fone, eu me arrisco a jogar, entretanto, mais tarde vou ver o video da McGonigal. Abração.PONAWIN.

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.