segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Em seu lugar

Um ancião que estava para morrer procurou um jovem e narrou uma história de heroísmo:

Durante a guerra, ajudou um homem a fugir. Deu-lhe abrigo, alimento e proteção.

Quando já estavam chegando a um lugar seguro, esse homem decidiu traí-lo e entregá-lo ao inimigo.

E como você escapou? – Perguntou o jovem.

Não escapei. Eu sou o outro, sou aquele que traiu. – Diz o velho. Mas, ao contar esta história como se fosse o herói, posso compreender tudo o que ele fez por mim.

* * *

Você saberia o significado de empatia?

Segundo o dicionário Aurélio, empatia é a tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa.

Possivelmente, já devemos ter relatado uma experiência a outra pessoa, que nos respondeu assim: É... deve ter sido difícil para você...

Ao se colocar na posição do outro, tudo pode se modifica. E temos feito esse exercício?

A empatia nos torna menos orgulhosos e egoístas, pois faz com que pensemos não só em nossos pontos de vista, em como estamos nos sentindo, mas também na vida alheia, no que se passa no íntimo de alguém.

Existe um termo nos países de língua inglesa que retrata bem a empatia: "colocar seus pés nos sapatos dos outros" (in your shoes). Já experimentou calçar um sapato apertado de outra pessoa e sentir onde aperta seu calo?

Em tempo, existe um filme chamado "in her shoes", traduzido no Brasil como "em seu lugar". Assista, e coloque-se na posição dos personagens.

Se quer fazer a mesma atividade através de um livro, leia "o segredo do meu marido", e siga também analisando as atitudes de cada personagem, e se colocando na posição de cada um deles.

A empatia nos torna mais humanos, mais próximos da realidade do outro, de suas dificuldades e de seu caminho. Passamos a analisar a vida através de outros pontos de vista, de outros ângulos e, assim, nos tornamos mais sábios, mais maduros.

* * *

Quem será que nunca ouviu: Fazei aos homens tudo o que desejai que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas (Mateus 7:12)

Há mais de 2000 anos aprendemos a lição da empatia, de nos colocarmos na posição do outro.

Mas como diz o poeta, "a lição já sabemos de cor, só nos resta aprender".

Precisamos praticar mais.


Fonte: www.momento.com.br

4 comentários:

  1. Pois é... Bem assim!
    Ainda hoje, escrevi algo assim, saber o caminho de se sorrir de novo.
    Os caminhos, sabemos.
    falta, muitas vezes, percorrê-lo...
    Muito boa a a reflexão, amigo Ricardo!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, quantos problemas não existiriam se praticássemos a empatia né...estamos/somos tão egoístas...foda isso....como você diz no texto, há "2000 anos aprendemos a lição da empatia", parece-me que tentamos aprender, ou somos burros demais para isso...vamos lá, cada um tentando aprender essa lição, diariamente.
    Te amo. Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  3. Já faz algum tempo que estou tentando calçar os sapatos dos outros. Venho aprendendo que cada um tem sua razão e, se acho absurdo o que outra pessoa fez, é porque estou pensando com a minha cabeça, e não tentando me colocar no lugar dela, tentando entender como funciona a cabeça dela.
    Ajuda muuuuuuito a vida da gente esse exercício.
    Ótima reflexão, Ricardo!

    ResponderExcluir
  4. Sempre que possível eu gosto de exercitar aquele ditado antigo que diz:faça aos outros o que queres que te façam. Nem sempre conseguimos pois ainda somos muito imperfeitos, mas como sempre, sua dica é perfeita, resta procurarmos os sapatos que gostaríamos de calçar e tentarmos andar com toda humildade possível. Bjs. Pepoti.

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.