sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Casa de Vó

Hoje na academia, encontrei no chuveiro uma embalagem de Phebo.

Ato contínuo, fui remetido a casa de meus avós, que não estão mais fisicamente entre nós.

Esse era o sabonete que tomávamos banho lá, o cheiro da avó. Ficava numa saboneteira antiga, que ia empossando água, e o sabão ia se desbotando, de preto ia perdendo a cor, ficando creme.

Lembrei também do leite de rosa, seu 'desodorante' favorito, o único que aguentava o rojão de um dia inteiro de serviços domésticos intensos sem deixar vencimentos.


E na ausência de phebo, o sabonete da vez era o Spree! Quem se lembra desse?? De limão, numa embalagem amarela e escrito em verde! Pelo menos uma coisa o google não conseguiu achar!! Ele não achou uma embalagem de Spree!! Pena que não vendem mais desse também!

Como casa de vó é bom! E não posso tirar a razão de minhas filhas, quando choram porque precisamos voltar para nossa casa, após passarem o dia inteiro com os avós. Todos fazem isso...todos querem morar com os avós.

E por falar em cheiros, o cheiro de comida, de tanta coisa gostosa. O bolinho de carne era o meu favorito, e depois o bolinho de batata baroa. Macarrão alho e óleo, pão com pernil e angú frito. Ninguém conseguia fazer igual. Tia Rita conseguiu chegar perto do quindim, e da queijadinha da velha Naná (Tia, tem tempo que eu não sinto esses aromas hein!).

Vou parar de falar dos doces...tá me dando uma vontade de comer o arroz doce que ela fazia...geladinho, com canela...de comer rezando.

De uma simples embalagem de Phebo, tanta coisa boa veio a tona. Tantas recordações, risos e saudades. Ai está a alegria da vida.

Tive a honra de morar por quatro anos com ela, e serei eternamente grato por tudo que me proporcionou.

Meus avós, onde estiverem, recebam nossas melhores vibrações.

10 comentários:

  1. Fiz uma viagem no túnel do tempo. Deu para matar um pouco da GRANDE SAUDADE!!! Quanto aos doces citados, em breve vc matará a vontade, pois o Natal está chegando... Adorei reviver tudo isso!!!!

    ResponderExcluir
  2. comentário de tia Rita
    Fiz uma viagem no túnel do tempo. Deu para matar um pouco da GRANDE SAUDADE!!! Quanto aos doces citados, em breve vc matará a vontade, pois o Natal está chegando... Adorei reviver tudo isso!!!!

    ResponderExcluir
  3. em busca do tempo perdido... uma viagem pelos sentidos, como Proust e as famosas madeleines;)

    outro dia fiz uma sessão revival, com o Phebo, Alma de Flores e acho que um sabonete de Leite de Rosas...

    não tenho essas lembranças gostosas de casa-de-vó...
    não tenho esse tesouro na alma!
    mas você tem, e gentilmente partilhou conosco!


    ResponderExcluir
  4. Achei o líquido, mas não sei se é esse!
    http://www.substanciativa.com.br/produtos-substanciativa?page=shop.product_details&category_id=20&flypage=flypage.tpl&product_id=277

    E no banheiro das avós a gente ainda encontra Talco Granado! Parece que agora virou 'moda', com lojas específicas e tal!
    Minha mãe que tem 46 anos gosta de Phebo! Ainda compra! Sempre vejo na gaveta do banheiro 'das crianças' quando vou pra serra!
    Não se faz mais sabonete como antigamente! Tem um Lux azul que tem cheiro de sabão em pó!!! argh! Eu sempre fico cheirando os sabonetes no corredor do supermercado! kkkk Vai ver por isso fico 2 horas quando vou!

    ResponderExcluir
  5. O Phebo era do meu tempo! lembro perfeitamente do aroma dele...
    Minha bisavó me dava pequenas doses de arnica e um ovo de galinha que ela ia buscar no galinheiro, muitos sujos de titica de galinha...
    Minha avó fazia um negócio chamado de Fatia Dourada...era feito com pão velho e ovo...a última vez que comemos, ao que me recordo, minha irmã passou seriamente mal!

    Belo post Ricardo, sempre bom passar por aqui..

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  6. Rique, dei minha choradinha básica e penso que realmente nossa família é muito feliz por ter tantas recordações maravilhosas e tantos ensinamentos sobre as coisas que são verdadeiramente valiosas. Ontem estava em Rio Bonito e almocei o bolinho de carne que mamãe consegue fazer quase igual o de vovó Naná, mas é muito bom, eu trouxe pra Cabo frio para comer hoje com pão no café da tarde!!!! rsrs Liga lá pra casa que acho que sobrou!!!rsrs Vale a pena comer!O natal está chegando e não vejo a hora de estarmos juntos como nossos avós sempre gostaram e festejar o amoe e nossa união! amo vcs!!!

    ResponderExcluir
  7. Ricardo,
    O sabonete Phebo parece uma marcar registrada nos banheiros dos avós. A lembrança mais forte que tenho da minha avó é a da hora do lanche: bolacha cream cracker com goiabada.
    Adorei as lembranças. Obrigado!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  8. E a famosa e delicada limpada com seu avental em nossas bocas e mãos após as refeições????? André quase esbugalhava os olhos... Doce de banana, de mamaõ, de carambola, de figo, de laranja da terra... E os campeões de audiência: O SUSPIRO DA NANÁ E A ROSQUINHA DOCE... DELICIOSAS LEMBRANÇAS... AMO MUITO TUDO ISSO!!!!! Childlia.

    ResponderExcluir
  9. vim reler o texto com o comentário premiado do Felipe;)
    uma delícia de texto, Ricardo!
    sim, esses os tesouros que temos de guardar: os que a gente carrega na alma!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente o Google não encontrou uma foto do sabonete spree.

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.