Tempos atrás, achei essa super caixa no site submarino. Sabia que as crianças iam curtir isso no futuro.
As edições atuais dos 5 títulos infantis de Clarice Lispector: A vida íntima de Laura, A mulher que matou os peixes, O mistério do coelho pensante, Quase de verdade e Como nasceram as estrelas, reunidas num box comemorativo que traz ainda um jogo da memória com as ilustrações dos livros.
Júlia estava torrando a paciência pedindo um cachorro. E cachorro e apartamento não dá. Conseguimos chegar a um denominador comum...o bicho de estimação seria um peixe...e aí, nada melhor que apresentar "A mulher que matou os peixes" para ela.
É um livro delicioso, e muitas vezes ela chama para a interação com o leitor, fazendo perguntas...
Agora Júlia já sabe qual será o nome do seu cachorro, quanto tiver um...Dilermando! Mas também ficou balançada com o Bruno Barberini de Monteverdi. Engraçado que no dia seguinte a leitura, eu perguntei a ela: você se lembra do nome daquele cachorro do livro...e ela na hora: Bruno Barberini de Monteverdi. Que memória fantástica!
O livro já começa dizendo que ela, Clarice, foi a mulher que matou os peixes, e pede o perdão aos leitores por esse ato...vocês seriam capazes de me perdoar?? E aí ela começa a contar outras histórias de carinho por animais, para sensibilizar o perdão dos leitores com relação a sua falha para com a morte dos peixes. Quem tem filhos e não conhece a história, é altamente recomendado.
Após a leitura, eu perguntei...e aí, você perdoa a Clarice? E ela...é claro que eu perdoo!! Pode acontecer com todo mundo né?? Eu também posso esquecer de dar comida pro meu peixinho e vou querer o perdão também (se colocou na posição da autora, já prevendo acontecimentos nefastos).
Dia seguinte, liguei para minha mãe para falar a novidade da leitura. Ela trabalhou durante muitos anos em biblioteca de escola pública, atendendo ao público infantil, e conhecia de cabeça a história da mulher que matou os peixes...ai contou para meu sobrinho de 3 anos a mesma história...então Cauã, você perdoa a mulher que matou os peixes?? É claro que eu perdoo! Ela esqueceu dos peixes pois era escritora, e estava escrevendo essa história pra gente!!
Na sequência, chamei a filha menor de dois anos, que se chama Laura, para ler com ela e a irmã, A vida íntima de Laura. Na história, Laura é uma galinha...a irmã falou pra ela assim antes de começar a leitura: "Laura, você é uma galinha!!!" E ela respondeu brava: Não sou!!! E saiu furiosa nem querendo saber da história rs...Laura tem personalidade forte!
Nada melhor do que desenvolver senso crítico nas crianças desde cedo....obrigado Clarice Lispector!
Caramba.... Bem... Clarice Lispector é tudo isto mesmo... parabéns pelo achado e obrigado por compartilhar conosco.
ResponderExcluirabraços dundescos
Sabe que o box tá em promoção na Submarino e com frete grátis pro Sul e Sudeste???
ResponderExcluirSeria uma ótima opção ter isso pros sobrinhos em casa! :)
Quanto a Laura, o que dizer? Escorpianos são 8 ou 80, mas têm uma capacidade incrível de amar!
Clarice toca a gente de todo jeito:)
ResponderExcluirmeus filhos acharam que tinha muita violência no livro rsss
(engraçado que um jogava o GTA; e a outra curte Jogos Vorazes, vai entender rsss)
ficaram com pena dos cachorros:)
eu também fiquei - me esqueci até dos peixes:)
Cara, um doa melhores Posts, adorei o Sistema de Aprendizado...caso um dia eu tenha filhos, certo que tentarei seguir nesse caminho...O nome do cachorro Dilermando é demais! Voto nesse nome!
ResponderExcluirMas eu sempre prefiro gatos, não gosto de cachorros...
Muito bom!!
Felipe
Cartão virou! Comprei! Sem parcelas!! kkkkk
ResponderExcluir