sexta-feira, 1 de março de 2013

Canção de ninar

Diga ai qual a canção de ninar lhe veio a cabeça ao ler o título do post? Busque no fundo do baú, e tente lembrar a canção que você era ninado por seus pais, ou a que você usava para ninar seus filhos.

Ontem, ouvindo na rádio uma entrevista de Adriana Partimpim sobre o lançamento do seu terceiro disco para crianças  intitulado "tlês", conheci a canção de ninar Acalanto. Esse terceiro disco parece ser bem legal, a ideia dela era fazer um disco com canções de ninar, e óbvio que ela não vai fazer turnê do disco, segundo ela mesma falou, pois iria colocar a plateia para dormir.

Acalanto foi criada por Dorival Caymi, e era usada para ninar Nana Caymi. Fico a imaginar aquele vozerão ninando alguém. Já aprendi acalanto para incluir no repertório.

Para ninar Laura, eu tenho uma canção matadora. É só eu começar que ela embarca, algo assim:

***
"Para dormir
feche o olhinho
é só fechar
que o soninho vem;

pisca e fecha
que o soninho vem
para dormir
pisca e fecha meu amor

é só piscar
que o soninho já chegou."

***

É engraçado, que quando ela está numa agitação danada, olhão aberto, e não quer dormir por nada, eu mando a canção acima e ela diz: essa agora não! Canta boi, a do sapo, beijinho...

Agora ela deu para responder a canção:

"É só piscar
que o soninho já chegou" (e ela diz, não chegou)

E vou repetindo, ela respondendo: tá chegando, tá chegando...agora chegou! E eu fico cantando e rindo.

A Júlia, eu não ninava tanto, por ser a primeira, de vidro, sabe como é? Mas mesmo assim, ainda rolava um: 

"Julinha, Julinha amor de mamãe
Julinha, Julinha amor de papai
É Julinha meu amor
é Julinha minha flor"

***

Para mim, ninar a criança no colo, é a maior demonstração de segurança, de confiança, da parte da criança. Alguém se entregar no aconchego do seu colo, embalar no sono, e você colocar no berço, beijar a testa, e dizer dorme com Deus e com seu anjinho, é das melhores coisas da vida.

Em tempo, a canção de ninar que recordo de minha mãe cantando para mim é mãezinha do céu.


7 comentários:

  1. eu colocava meus bebês pra dormir embalando no colo... eles derramados sobre meus ombros, e eu passeando pra lá e pra cá, enquanto cantava o repertório de todos os cds que tinha em casa... eram momentos muito especiais... eram nossos momentos... depois, achei que precisava ensinar a dormir sozinho, sem balançar... eles estavam maiores e infelizmente não dava pra ninar no colo até os 18anos, pelo menos, como eu pretendia:)
    minha filha, a de vidro, aceitou melhor que eu cantasse enquanto ela adormecia no berço... meu filho, mais cheio de vontades indomáveis, esperneava e berrava sacudindo as grades do berço enquanto enquanto eu me engasgava com um "vagarinho vagarinho/ fecha o olho/ no seu ninho/ que o sono/ vai chegar/ vai chegar/ de mansinho..." ; eu só faltava babar de sono e o Hugo nem tchuns!

    muito gostoso recordar esses momentos aqui:)
    dá uma saudade!

    ResponderExcluir
  2. Mãezinha do céu é clássica, né?! Acho linda!!! O Augusto (sobrinho de borracha) não deixa cantar porque enfia a mão inteira dentro da nossa boca pra pegar no sono! Vai entender!!
    Eu sou mais moderna (Balão Mágico)!!!!! Às vezes me pego cantando em pensamento mexendo nos cabelos de lã da minha Laura!!! (ngm sabia disso!!) Gosto da melodia, aquele 'blim-blom'! "vem meu ursinho querido, meu companheirinho ursinho Pimpão/vamos sonhar aventuras, voar nas alturas da imaginação/como na história em quadrinhos eu sou a sininho e você Peter Pan/vamos fazer nossa festa, brincar na floresta ursinho Tarzan/enquanto o sono não vem, eu sou chapeuzinho, você meu galã/dança também pelo salão é tão bonita nossa canção/manhã já vem, dorme Pimpão, urso folgado não tem lição/vem meu ursinho querido, ator preferido da minha estação/vou te sonhar colorido pegando bandido na televisão/vamos deixar o cansaço, dormir num abraço meu velho amigão/não fique triste e zangado se eu viro de lado e te jogo no chão/ah meu ursinho palhaço, seu circo é um pedaço do meu coração". ok! ok! não vou perder nunca a criança dentro de mim! :$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Balão Mágico. Eu tinha um namorado que cantava as canções pra mim. Algumas embalaram momentos especiais que não ser devem ser revelados aqui. Eu não dormi...

      Excluir
  3. Minha sogra gravou um CD infantil, que tem um pout-pourri de Acalanto com Minha canção, num arranjo maravilhoso.
    Quando li títilo do post, na hora me veio essa música na cabeça.
    Acho que infelizmente o CD não está mais a venda, mas talvez pesquisando pela net, vc o encontre:
    A Hora da Criança.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Viche... nunca fui bom... cantarolava uma pro Henrique quando bebê... pela metada ainda por cim:

    os pintinhos fazem
    piu piu piu

    quando têm fome
    quando têm frio...

    sob suas asas agasalhadinhos...
    dormem contentes
    os pintinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de ficar balançando para dormir, por isso meu pé nunca para...as vezes a Marayse fica balançando a perna dela para o colchão também mexer e eu dormir melhor...
    Mas não gosto de musiquinha para dormir não..
    Cara, sonhei com você dias atrás...estávamos em Niterói indo numa feijoada, sábado meio dia; o lugar era famoso, super recomendado, mas chegando lá andarilhos também almoçavam...
    Não entendi nada e logo o sonho mudou para outra de que não lembro..
    Abraço

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  6. Será que sou adotada? Não lembro de minha mãe cantando pra mim. Cantei muito "Como é grande o meu amor por você" pras minhas meninas. Dá uma saudade pensar que tudo passou tão rápido.

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.