sexta-feira, 22 de março de 2013

Furto legal

Terminei de ler um livro que gostei muito: "Do calvário ao infinito". 

Com temática espírita, enfocando dentre tantos temas a lei de causa e efeito e a reencarnação, o autor consegue envolver os leitores numa bela trama, usando um vocabulário rebuscado (bem difícil sem dicionário), e nos fazendo refletir sobre muitas coisas para além do pano de fundo do romance, que por si só, já vale a leitura.


Por ser uma obra de 1944, achei esse trecho bem interessante, prática comum na época

“(...) Há um furto legal permitido por Deus, pelas diversas religiões do globo e por todos os Códigos dos países cultos ou bárbaros:  – consiste em ir alguém a um lar venturoso, cobiçar um dos seus mais belos ornamentos e usurpá-lo, com o assentimento dos lídimos possuidores, contentes ou constrangidos. Chama-se casamento. É como se alguém entrasse num jardim florido e colhesse o mais precioso espécime, o que mais o deslumbrara, à vista do seu cultivador que, às vezes, não contém as lágrimas... Acho-me na situação desse egoísta, apreciador dos tesouros alheios, amigo... Observo a dita mais perfeita no vosso lar abençoado e venho roubar-vo-la em parte, ou antes, desejo transplantar para o meu, deserto e entristecido, por falta de um arcanjo doméstico, uma centelha de alegria, de felicidade, de luz espiritualizante, que as há em abundância no vosso: quero enfim, meu amigo, permitais a aliança nupcial de Sonia com o meu Henrique... (...)”.

O texto transcrito é a expressão do pai do noivo para o pai da noiva, naqueles tempos em que os pais escolhiam o casamento para os filhos. Os dois sogros, amigos entre si, conversavam e um deles, viúvo, e pai do noivo, faz o pedido de noivado e casamento ao pai da moça

É ou não é uma beleza?? Fiquei a pensar quando fiquei noivo. Não teve nada disso, nenhuma formalidade. Não teve a tradição do "pedir a mão". Essas coisas se perderam pelo caminho... Lembre ai de sua história, como foi o seu noivado e, se quiser, deixa ai nos comentários como foi.

Será que hoje ainda temos isso? Não a questão das famílias se reunirem para o pedido de noivado, mas especialmente a questão dos casamentos escolhidos pelos familiares, por outros interesses que não o amor. O furto legal. Conhece algum desses recentemente?


Se ficou curioso, o melhor é o precinho dele no estantevirtual. Um livrão desse por menos de 5 pratas?!?!

Interessado?


3 comentários:

  1. O Felipe, OGRO, óbvio que não pediu a mão!
    Mas avisou (tô levando embora)!! =/
    E quem comprou o anel fui eu! (entreguei a caixinha e disse: me pede em casamento pra eu aceitar, anda)!! Chorei óbvio, pq ele é um insensível e começou a rir e estava morrendo de medo de ter que usar aliança tb! Mas, como já conheço a peça, comprei só pra mim mesmo! haha como eu sei que ele sempre passa por aqui: "Te amo mesmo assim! Foi vc quem escolhi! E, sim: Vamos nos casar como manda o figurino!"

    ResponderExcluir
  2. Tadeu não é OGRO como o Felipe mas também não pediu minha mão. Eu que sempre fui contra casamento cheguei na lata e falei que queria casar com ele. Logicamente que ele se assustou e pediu um tempo pra pensar. Dei uma semana. Em menos de um mês juntamos as escovas de dente. A família no interior ficou ainda mais assustada. Começaram a perguntar se eu estava grávida. Teve amigo que viu a publicação no jornal do estado. Casamos somente no civil e levei pito do juiz, pois repeti o SIM várias vezes. Sinceramente não sinto a menor falta da formalidade. São quase 17 anos de casados e a certeza de fazer tudo de novo. Mas não convém perguntar pra ele. Interessante é que adoro as solenidades de casamento. E já me convido para o da Marayse e Felipe.

    ResponderExcluir
  3. :)
    adoro esse empório:)

    fui mesmo roubada, porque casei e fui morar longe:)

    mas fui também pedida, numa mesa de bar, onde estavam nossos familiares mais próximos... achei a coisa mais linda do mundo! Robson se levantou e pediu minha mão em casamento à minha mãe:)
    ela chorou:)
    eu sorri:)

    o melhor de tudo é que se minha mãe pudesse, ela mesma teria acertado tudo diretamente com os pais do Robson, porque estava certa de que havia encontrado o homem ideal para levar o seu tesouro:)

    vida longa aos noivos!
    que o amor e o companheirismo sejam sempre luz revelando os tesouros de sua vida a dois:)

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.